Walter Laudisio liderou a aula de encerramento do penúltimo módulo do curso, que teve Marcos Guerson como convidado
O sétimo e último módulo do Curso de Gestor de Infraestrutura da Qualidade, promovido pela Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), foi concluído nesta quinta-feira (11/04) por meio de uma aula online e ao vivo.
A aula contou com a presença do líder do módulo, Walter Laudisio, e o convidado Marcos Heleno Guerson. Eles recapitularam o módulo que tratou sobre Vigilância de Mercado e Comércio Internacional, além de abrir espaço para os alunos tirarem dúvidas e debaterem o tema.
A Vigilância de Mercado é um componente essencial na manutenção da qualidade e segurança dos produtos em circulação, especialmente em um cenário globalizado em que o comércio internacional desempenha um papel significativo.
Walter Laudisio enfatizou que, nesse contexto, os gestores de infraestrutura da qualidade garantem que os produtos atendam aos requisitos regulatórios e normativos, não apenas no mercado nacional, mas também nos mercados estrangeiros onde são comercializados. O professor também explicou as particularidades da vigilância em cada país.
Marcos Guerson abordou as possíveis fraudes em produtos, sejam destinadas ao consumidor intermediário ou final, e como a tecnologia, juntamente com a infraestrutura da qualidade, conseguiu resolver esses problemas. “O importante é verificar se mesmo os produtos certificados atendem aos requisitos técnicos, e isso só a fiscalização técnica é capaz de fazer”, alertou Guerson.
“Agradeço muito a paciência de vocês em todo esse percurso. Como membro da Abrac e um dos idealizadores desse curso, quero agradecer em nome da Abrac a participação de todos nesse primeiro curso de Infraestrutura da Qualidade. Temos a intenção de retomar essa gama de cursos, pois acredito que um dos pontos principais de uma associação é fomentar o conhecimento”, concluiu Laudisio.”
Curso completo
O Curso de Gestor de Infraestrutura da Qualidade foi desenvolvido pela Abrac, com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre os conceitos, princípios e requisitos da avaliação da conformidade e da infraestrutura da qualidade.
Confira os temas dos seis primeiros módulos:
Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.