logo-abrac-210x50

Vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Abrac participa de Conferência Livre promovida pelo MDIC

Conferência do MDIC discute a Infraestrutura de Qualidade como catalisador para a inovação

Na última quinta-feira (11.04), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveram uma conferência de Diálogo Técnico para a construção da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) – Inovação. Na oportunidade, a vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Rosemary França Vianna, participou ao lado de representantes do setor produtivo, do governo, acadêmicos e da sociedade civil.

“A infraestrutura de qualidade está presente em nossas vidas e é essencial para proteger o consumidor, fortalecer a competitividade das empresas, impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico, e inserir o Brasil de forma competitiva no mercado internacional”, destacou a vice-presidente da entidade.

A conferência avaliou a importância dos elementos da IQ na formulação de políticas de estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) dentro do Sistema Nacional de Inovação. “A inovação é a chave para resolver gargalos e superar desafios, tornando a Indústria Brasileira mais relevante”, acrescentou Rosemary. Ao final, foi realizado um exercício que tinha como objetivo colocar um produto em comercialização no mercado.

“Nunca ficou tão evidente a importância da normalização, regulação, testes laboratoriais e certificação. A indústria não pode ser mais imaginada fora desse contexto, porém a inovação poderá simplificar e tornar todo esse ambiente mais eficiente e eficaz, e com maior acessibilidade aos meios disponíveis para as empresas de pequeno e médio porte”, concluiu a vice-presidente da Abrac.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.