logo-abrac-210x50

Vice-presidente de Laboratórios da Abrac participa de visitas institucionais na ABNT e Instituto Butantan

Na última segunda-feira (13.05), membros do Comitê da ISO TC 336 – Laboratory Design, visitaram a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Butantan, em São Paulo (SP). Na ocasião, o vice-presidente de Laboratórios da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Darlan Dallacosta, participou das visitas ao lado de representantes da China, Reino Unido, Brasil e Uruguai.

Durante as visitas, representantes da ABNT, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), IAAC, TC336 e Abrac realizaram apresentações institucionais. Foi enfatizada a importância de alinhar as normas internacionais do Comitê da ISO com a realidade e as necessidades dos laboratórios brasileiros.

“A interação direta com os gestores do Comitê da ISO possibilitou não apenas uma troca valiosa de experiências, mas também a definição de estratégias que visam garantir a representatividade e a relevância dos interesses dos laboratórios brasileiros no contexto das normas ISO”, explicou Dallacosta.

O vice-presidente da Abrac também acrescentou que a presença do Brasil nesse cenário internacional não apenas fortalece a integração global, mas também destaca o papel fundamental do país no engajamento de mais especialistas e na promoção de uma maior participação de países latino-americanos nas discussões e decisões relacionadas ao campo dos laboratórios e da pesquisa científica.

As visitas e apresentações também abordaram formas de engajar mais participantes de outros países da América Latina no processo de normalização para design de laboratórios, visando fortalecer a colaboração e a representatividade da região no campo da ciência e da tecnologia.

“A ABNT está liderando de maneira muito profissional esse processo de normalização no Brasil, abrindo as portas para esses encontros e debates, assim como o Instituto Butantan, que proporcionou visitas aos laboratórios de P&D, Inovação, produção e também a uma estrutura inovadora de laboratório móvel”, concluiu Dallacosta.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.