logo-abrac-210x50

Vice-presidente de ESG da Abrac participa do 1º Summit – Infraestrutura da Qualidade no Setor de Petróleo, Óleo e Gás do Ipem-SP

Na última quarta-feira (04.10), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou o 1º Summit – Infraestrutura da Qualidade no Setor de Petróleo, Óleo e Gás. Na oportunidade, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) foi representada pelo vice-presidente de ESG, Alexandre Xavier.

Xavier participou do painel sobre Infraestrutura da Qualidade ao lado de representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

“A Infraestrutura da Qualidade é uma ferramenta para a inovação, competitividade e para nós alçarmos as organizações que atuam em nosso país para posição superior, que todos nós almejamos”, comentou o vice-presidente de ESG da Abrac.

Na oportunidade, Xavier fez várias comparações entre a realidade e expectativa, uma delas foi sobre o acidente na plataforma Deepwater Horizon, em 2010, no Golfo do México. “Nesses acontecimentos tristes, muitas vezes a gente não deve esquecer da história para que ela não se repita. Nesse contexto a gente entende que como expectativa, o governo não só precisa manter esse nível satisfatório, mas com a dinâmica da sociedade e do mercado, manter uma atualização constante de tudo que acontece”.

Para finalizar, o vice-presidente de ESG da Abrac comentou sobre o capotamento de um veículo que transportava 23 toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo, em Guarapuava (PR). “Nenhum ferido. Nenhum problema significativo. Não temos dúvidas que a Infraestrutura da Qualidade existente, o que inclui desde a regulamentação a fiscalização, influenciou nesse resultado. Equipamentos de qualidade minimizam riscos”.

Sobre o evento, Xavier comentou sobre a importância em representar a Associação, bem como os temas abordados. “Foi uma honra representar a Abrac no evento do Ipem-SP, onde pudemos destacar as demandas cruciais de Infraestrutura da Qualidade para o Setor de Petróleo, Óleo e Gás no Brasil, atualmente. Enfatizamos a importância da conformidade regulatória, vigilância de mercado rigorosa e inovação tecnológica para garantir a segurança, qualidade e sustentabilidade no setor. A colaboração entre o setor público e privado é fundamental para enfrentar esses desafios e construir um futuro mais sustentável, seguro e eficiente para todos”.

1º Summit – Infraestrutura da Qualidade no Setor de Petróleo, Óleo e Gás

Com a participação de representantes de grandes empresas do setor, poder público, e especialistas estrangeiros, o Summit teve como objetivo verificar as principais necessidades do setor, proporcionar uma discussão sobre o assunto e levantar soluções, bem como oportunidades de melhoria, no âmbito da Infraestrutura da Qualidade.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto, o Summit é o primeiro evento nesse nível que ocorreu no Ipem-SP com a finalidade de verificar as principais necessidades do segmento e proporcionar uma discussão sobre o assunto e levantar soluções, bem como oportunidades de melhoria no âmbito da Infraestrutura da Qualidade (IQ).

Clique aqui e assista na íntegra.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac