Vice-presidente da Abrac ministra palestra sobre inspeção acreditada no primeiro dia do ENOAC

Nessa segunda-feira (06.06), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) participou do primeiro dia do XIII Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade (ENOAC). Na ocasião, o vice-presidente de Inspeções da entidade, Andre Hernandes palestrou sobre inspeção acreditada de projetos de obras de infraestrutura.

O vice-presidente iniciou a sua apresentação destacando as três áreas que já possuem processos de inspeção acreditada, que são: aeroportos, rodovias e ferrovias. “Nós temos doze áreas de atuação de inspeção acreditada, tanto para projetos, quanto para obras, mas por enquanto desenvolvemos atividades apenas nesses três”, acrescentou.

De acordo com ele, as atividades desenvolvidas pela Abrac, no âmbito do Grupo Permanente de Trabalho (GPT Infra) e na Comissão Técnica (CT Infra), visam sempre preservar a integridade das atividades de inspeção acreditada para os empreendimentos de infraestrutura, tanto dos projetos quanto das execuções das obras, com o foco para que o programa carregue a marca da credibilidade e atinja os seus objetivos de agregar valor ao processo, e trazer benefícios para a sociedade e para o País.

“São associados da Abrac, atualmente, os dez Organismos de Inspeção acreditados pelo Inmetro. Nós temos a oportunidade de discutir os assuntos, aprender, e fazer alinhamentos, sempre de uma forma bastante produtiva e rica, no sentido de fazer com que a inspeção acreditada se torne cada vez melhor e realmente agregue valor ao qual ela se propõe”, comentou.

Segundo ele, entre as diversas atividades, que são abordadas no GPT e na CT, destacam-se: uniformização das interpretações dos requisitos da Portaria nº 367/2017; práticas a serem adotadas para que os objetivos sejam atendidos; respeito às necessidades; expectativas aos requisitos dos demandantes da inspeção acreditada; interações com a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro tanto para respaldar as interpretações dos requisitos, quanto para buscar aperfeiçoamentos; entre outras ações.

Além disso, Hernandes destacou que durante os fóruns são debatidos temas que podem ser apresentados como lições aprendidas para atuação dos Organismos de Inspeção e também para os demais atores envolvidos no processo.

Antes de finalizar, o vice-presidente de Inspeções da Abrac destacou quais são as perspectivas de futuro para o segmento, que são: avanço na adoção para rodovias e ferrovias via Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); continuidade da aplicação via Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp); missão à Itália capitaneada pela ANTT dentro do Programa de Aprendizado Técnico Internacional; avanço na realização de um projeto piloto via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); interesse manifestado pela diretoria de obras do Exército, agências estaduais de serviços públicos e companhias de âmbito municipal; desenvolvimento do programa de acreditação para o escopo de operação e desempenho dos empreendimentos de infraestrutura; prosseguir com a disseminação da inspeção acreditada em todas as esferas para os atores potenciais e continuar apoiando todas as iniciativas de aperfeiçoamento.

“A Abrac, através das experiências e lições aprendidas dos seus associados, coloca-se à disposição prontamente para apoiar a inspeção acreditada. Estamos avançando a passos largos e procurando fazer da melhor forma possível as atividades que nós sabemos que já estão contratadas”, finalizou Hernandes.

Site novo da Abrac

Durante a sua apresentação, o vice-presidente de Inspeções da Associação convidou todos a conhecerem o novo site da Abrac, lançado também nessa segunda-feira (06/06). A nova plataforma conta com notícias, galeria de fotos, links úteis, área exclusiva para associados, entre outras novidades. Acesse: www.abrac-ac.org.br

Sobre o ENOAC

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, com a finalidade de estabelecer uma maior interação de seu quadro funcional e direção com os representantes dos organismos de avaliação da conformidade acreditados e em fase de acreditação; apresentar resultados e ações empreendidas em 2021; e identificar melhorias a serem implementadas no processo de acreditação, promove o XIII Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade — ENOAC, nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho de 2022.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac