Superintendente da Abrac realiza discurso na inauguração da Galeria dos Presidentes do Inmetro

Masao Ito presidiu o Instituto entre 30 de setembro de 1986 a 11 de abril de 1990

093208122021.jpg

Nessa terça-feira (07.12), o superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito, realizou discurso durante a inauguração da Galeria dos Presidentes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Xerém/Duque de Caxias (RJ). A cerimônia compõe a Semana de Infraestrutura da Qualidade (SQI), que está sendo realizada entre os dias 06 e 10 de dezembro, em comemoração aos 48 anos do Inmetro.

Na ocasião, a chefe da Divisão de Comunicação Social do Instituto, Lívia Neto Machado, fez um breve resumo do atual cenário em paralelo com o passado. “O Modelo Regulatório é a principal entrega do Inmetro no ano de 2021, mas essa história não começou aqui. Ter uma instituição forte, inovadora, reconhecida pela sociedade brasileira é fruto do trabalho de muita gente, e por isso nada mais justo do que homenagear aqueles que lideraram a instituição ao longo dos anos”, iniciou.

Lívia informou que a Galeria dos Presidentes do Inmetro foi atualizada para contar a história completa do Instituto. “Um novo layout, mas com o mesmo respeito por quem passou por aqui. Seguindo o padrão dos órgãos públicos, em preto e branco as fotos daqueles que já encerraram seu ciclo no Inmetro, e colorida, a foto do presidente em exercício”, destacou.

093308122021.png

Na sequência, o superintendente da Abrac, que foi presidente do Inmetro entre 30 de setembro de 1986 a 11 de abril de 1990, representou os ex-presidentes do Instituto ao discursar.

“Para iniciar gostaria de dizer da grande satisfação em estar novamente em Xerém, meu espaço preferido. A satisfação é maior porque o complexo foi batizado com o nome Armênio Lobo da Cunha, meu fiel companheiro e amigo, e que foi um dos idealizadores deste complexo”, iniciou Ito.

Segundo ele, nos 48 anos do Inmetro grandes conquistas foram realizadas pelos presidentes que passaram, porém nada poderia ter sido feito sem o trabalho impecável das equipes que acompanharam as presidências. “Os feitos não seriam realizados sem o compromisso e parceria de muitas pessoas que colocaram projetos, ideias e objetivos, na prática”.

O superintendente da Abrac destacou que o Inmetro possui como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços. 

“Agora, olhando para o futuro, para o novo, para o moderno, tenho que destacar a importância do trabalho de nosso atual presidente. Deixo aqui os meus mais sinceros e estimados cumprimentos ao atual presidente da autarquia, Marcos Heleno Guerson Júnior. Ao olhar para o passado do Inmetro, sinto muito orgulho de todas as ações realizadas, e agora quando olho para o presente e futuro do instituto, é impossível não sentir orgulho também”, declarou.

De acordo com ele, inovação é a palavra-chave para os dias atuais, e o presidente atual do Inmetro, junto com sua renomada equipe, está realizando a modernização do Modelo Regulatório do Inmetro, bem como a criação da Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade e o Laboratório Nacional de Infraestrutura no Parque Tecnológico de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu (PR).

“Segundo o atual presidente, a visão de futuro do Inmetro é ser reconhecido pelo setor produtivo e mercado como uma caixa de ferramentas para superação dos desafios da sociedade 4.0 e com toda inovação e propostas que a atual gestão está fazendo, com toda a certeza vão alcançar esses objetivos. Em nome de todos os ex-presidentes, e ouso também falar em nome do atual, o Inmetro está na vida dos brasileiros há 48 anos, e tenho certeza de que continuará, por infindáveis anos, trazendo segurança, confiabilidade e inovação”, acrescentou.

093408122021.jpg

Antes de finalizar o discurso, Masao Ito parabenizou a equipe do Inmetro e o presidente atual. “Gostaria de parabenizar todos os servidores do Inmetro que passaram e o Marcos Heleno pelo excelente trabalho, por ter desenvolvido esse projeto muito importante. Viva o Inmetro”, encerrou.

Lançamento do Modelo Regulatório do Inmetro

093508122021.png

No início do evento, foi realizado o lançamento do Modelo Regulatório do Inmetro, que tem como compromisso simplificar processos, trazer mais previsibilidade e fazer uso inteligente das tecnologias de informação e comunicação, para uma regulamentação mais dinâmica, que seja estável e perene e que acompanhe os avanços do mercado.

Marcos Auérlio Lima.png

Coube ao gerente de Projetos do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira, apresentar todo o processo do Modelo Regulatório do Inmetro. “Esse trabalho foi construído ouvindo todas as partes interessadas, muito mais o setor produtivo, mas também ouvimos o governo, ouvimos modelo europeu, ouvimos modelo americano, ouvimos modelo da Coréia do Sul. Fizemos um trabalho onde a participação, principalmente do setor produtivo, foi muito grande. Hoje está efetivamente lançado todo o trabalho que foi construído ao longo desses 15 meses”, declarou.

081220210937.png

Na sequência, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, destacou que o mundo urge por transformações nas instituições, por vários motivos. “O primeiro é a própria influência da tecnologia através da quarta revolução industrial e nisso o Brasil tem muitos desafios a superar”, comentou.

Segundo ele, o grande trabalho que foi feito no Instituto, desde o ano passado, que acreditou no decreto de promoção da Liberdade Econômica e de simplificação regulatória, foi analisar cuidadosamente todos os regulamentos do Inmetro para ver o que não estava mais em vigor e o que não fazia mais sentido.

A portaria que institui o Modelo Regulatório do Inmetro será publicada em janeiro de 2022. Todo o material produzido ao longo do trabalho pode ser acessados em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/regulamentacao/modelo-regulatorio-do-inmetro/modelo-regulatorio-do-inmetro

Além do superintendente da Abrac, estiveram presentes a vice-presidente de Relações Institucionais, Alessandra Costa, e o vice-presidente de Laboratórios, Israel Teixeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa