logo-abrac-210x50

Superintendente da Abrac participa de podcast e conta detalhes da sua carreira

Na última terça-feira (28.11), o superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). Masao Ito, participou do Podcast Cata & Tal, coordenado e apresentado por Claudio Torelli, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da entidade.

Na oportunidade, Masao Ito, precursor da qualidade no Brasil, contou um pouco da sua trajetória profissional e apontou que o sistema de qualidade é cercado por diversos fatores e, embora esteja na cabeça de todo mundo, o termo reflete mais do que apenas um setor.

“Venho trabalhando há muitos anos com qualidade. Hoje a palavra mágica é infraestrutura da qualidade, que engloba qualidade, laboratório e tudo que se refere ao assunto. É assim no mundo inteiro”, afirmou Ito.

Com passagem por diversas associações de qualidade e empresas como Pirelli, atuando em países como Itália e EUA e como presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) entre 1986 e 1990, o superintendente da Abrac relembrou as inovações que realizou quando esteve à frente da autarquia e da Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ) e Inmetro.

“Foi um aprendizado muito grande. Na ABCQ, tivemos a felicidade de realizar muitos treinamentos. Se aprendia como começar, seguir e terminar uma auditoria”, pontuou.

O início da ABRAC

Durante o bate-papo, Masao Ito ainda recordou sobre o período que administrava uma associação preliminar, que viria a se tornar a ABROC, enquanto trabalhava na Falcão Bauer.

“Não tínhamos dinheiro e nos reunimos para fazer vários planos, cada um com seu recurso. Conseguimos algumas certificadoras e laboratórios, que fizeram doações de 4 mil reais e conseguimos montar um escritório”, revelou Ito. “Foi uma coisa muito interessante que deu resultado. Decidimos criar a Abrac. Hoje somos muito maiores, mas foram evoluções e queremos evoluir mais”, completou.

Dentro desse contexto de evolução, o host do podcast e vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac, Claudio Torelli enalteceu a experiência de Masao Ito e sua contribuição para os novos passos da Associação.

“Por obra do Masao Ito, que abriu no contexto da Associação, em ordem de estatuto, que levou mensalidades diferenciadas para os organismos se adequarem. Trouxe um ganho para a Associação de ter acesso às dificuldades dos pequenos. A Abrac, na sua forma de conduzir, o que o superintendente da entidade fez acontecer foram os pequenos serem tratados iguais”, finalizou Torelli.

O superintendente da Abrac também recebeu homenagens durante a sua participação no Podcast. Amigos e colegas da área enviaram vídeos destacando a importância de Masao Ito para o segmento, como a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação, Alessandra Costa; o vice-presidente de ESG, Alexandre Xavier; os assessores, Walter Laudisio e Cleriane Lopes, entre outros.

Clique aqui e assista na íntegra.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac

 

plugins premium WordPress