Reunião do Grupo de Trabalho de Laboratórios discute banco de dados e auditoria remota

O encontro abordou, ainda, laboratory design, análise de risco, entre outros temas pertinentes ao segmento

O Grupo de Trabalho de Laboratórios da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade realizou, nesta quarta-feira (14), reunião com participantes da comissão para debater assuntos de relevância do segmento, como a apresentação de banco de dados, auditoria remota, laboratory design, análise de risco, entre outros temas.

O diretor-executivo da QTI Qualidade e Tecnologia da Informação Arnaldo Barbulio Filho fez apresentação sobre banco de dados e relatou a importância do sistema para a entidade. Segundo ele, a ferramenta proporcionará subsídios para definir estratégias e proporcionará mais credibilidade, além de proporcionar comparação com outros países.

Na sequência, a gerente nacional de laboratórios da Intertek, Juliana Carvalho, realizou exposição sobre auditoria remota em laboratórios, de acordo com a NIT DICOR 08, norma que provê a aplicação coerente de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como parte da metodologia de avaliação de escritório de organismos de certificação e de verificação.

Sobre a ISO/TC Laboratory Design, o vice-presidente de Laboratórios da entidade Alfredo Montes Niño abordou o escopo da certificação, que é uma normalização no campo do projeto de laboratório, incluindo seleção de locais, projeto de layout interno de espaço e serviços, com o objetivo de fornecer laboratórios funcionais, seguros, energicamente eficientes e sustentáveis.

Em relação à análise de risco, o vice-presidente Israel Teixeira aproveitou a oportunidade para falar da Portaria nº 282 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece a classificação de risco de atividades econômicas associadas aos atos de liberação sob responsabilidade da autarquia no âmbito da Avaliação da Conformidade compulsória, revogando disposições em contrário.

A reunião contou com a participação do engenheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Kazuto Kawakita, do gerente de certificação do Instituto Falcão Bauer da Qualidade, Ricardo Assoni; do consultor do Conselho de Certificação da SGS Brasil, Sergio Figueiredo; do gerente de Avaliação da Conformidade em Produtos e Sistemas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Victor Vellano Neto; e do gerente técnico da NCC Certificações do Brasil, Wilson Bonato.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac