“Quando a gente se propõe a trabalhar com avaliação da conformidade a nossa busca é conseguir ter credibilidade”

ICV Brasil é associada à Abrac desde 2019

A diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil, Suzete Schipa Suzuki concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre a certificadora, avaliação da conformidade, expectativas para o segundo semestre de 2022, entre outros tópicos.

Associada à Abrac desde 2019, a ICV Brasil atua desde julho de 2014 prestando serviços especializados em inspeção, certificação, vistoria e treinamentos, com soluções de garantia de qualidade e avaliação de conformidade, de acordo com os requisitos técnicos regulamentares e as necessidades específicas de cada cliente.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Quais são as principais normas de Sistemas que a ICV BRASIL realiza?

Suzete Schipa Suzuki – Nós somos umOrganismo de Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade (OCS). Também somos um Organismo de Sistema de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e de Obras na Construção Civil (OCO), Organismo de Certificação Antissuborno (OGA), Organismo de Sistema de Gestão Ambiental (OCA) e Organismo de Certificação de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (OSS).

Abrac – Quais são os objetivos da certificadora?

Suzete Schipa Suzuki – A ICV BRASIL possui o objetivo de ser uma empresa brasileira com um atendimento diferenciado através de qualidade, agilidade e presteza na sua prestação de serviços.

Somos provenientes de grandes empresas, e quando fundamos a certificadora o intuito foi de ter um serviço de muita qualidade e atendimento rápido, direto, personalizado e customizado.

Abrac – Como avaliam a importância de trabalhar com a avaliação da conformidade?

Suzete Schipa Suzuki – A ICV BRASIL acredita que o papel dos organismos certificadores possui importância relevante no mercado para aculturamento de pessoas, quebra de paradigmas e o papel social, dar dignidade às pessoas que no momento que efetuam alguma compra possam acreditar que estão recebendo o que adquiriu em conformidades com normas e requisitos.

Quando a gente se propõe a trabalhar com avaliação da conformidade, buscamos credibilidade naquilo que estamos comprando e não ser enganado. O mercado está cheio de produtos e serviços que não são aderentes àquilo que você está adquirindo. Nesse contexto, os organismos de certificação possuem um papel muito importante de mudar a percepção das pessoas.

Abrac – Há quanto tempo são associados à Abrac e como avalia a importância de fazer parte da entidade?

Suzete Schipa Suzuki – Somos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro desde 2018 e logo após nos associamos à Abrac, porque avaliamos que em conjunto com Associação podemos ter muitos benefícios. Por exemplo, a entidade nos disponibiliza grupos técnicos de consulta, atendimento, e em conjunto com a Associação somos muito mais fortes para conseguir uma mudança no processo de esquema de certificação ou entender esse processo e entender o que está acontecendo no mercado.

Abrac – Quais são as expectativas da certificadora para o segundo semestre de 2022?

Suzete Schipa Suzuki – Temos muita esperança para o segundo semestre de 2022. Estamos vivendo mais de dois anos de pandemia, tivemos uma surpresa bastante interessante nesse período, que conseguimos nos manter e crescer. Com a tecnologia e auditorias remotas, conseguimos continuar o segmento sem muito choque.

O mercado não está parado, muito pelo contrário, quando você anda pela cidade dá para verificar a quantidade de obras que tem, quantidade de empresas que estão em crescimento. Então a ICV Brasil para o segundo semestre tem a expectativa de crescimento.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac