logo-abrac-210x50

Presidente do IAAC concede entrevista à Abrac sobre evento em Manaus (AM)

Andrea Melo explica sobre a importância do evento realizado pela IAAC e Inmetro, e conta com a organização da Abrac

A presidente da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC) e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),Andrea Melo, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para explicar sobre a 31ª Assembleia da Cooperação realizada em Manaus (AM).

Segundo Andrea, o evento reunirá representantes de 26 países para debater assuntos envolvendo infraestrutura da qualidade. “Nós teremos uma semana intensa de reuniões técnicas onde temas relacionados à acreditação de laboratórios de ensaios de calibração, organismos de certificação, de inspeção, de verificação e de validação, provedores de ensaios de proficiência e produtores de materiais de referência, serão abordados”, afirmou Andrea.

Durante a agenda da Assembleia, a Abrac e o Inmetro realizarão o Seminário – A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade para debater questões cruciais relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Para a presidente do IAAC, “o tema é atual e de extrema relevância e os palestrantes são líderes nas suas áreas de atuação”.

Confira a entrevista na íntegra.

Abrac – Por que o Brasil foi escolhido como sede da 31ª Assembleia do IAAC?

Andrea Melo – A IAAC é uma cooperação de organismos de acreditação e de organizações que atuam na infraestrutura da qualidade nas américas. A Abrac – Associação brasileira de Avaliação da Conformidade é um membro associado à IAAC e é anfitriã do evento esse ano. Por essa razão, a assembleia geral acontecerá aqui no Brasil.

Abrac – Como avalia a importância da Assembleia ser realizada em Manaus (AM)?

Andrea Melo – A Cooperação reúne organizações de mais de 26 países das Américas. Realizar esse grande evento em Manaus é uma oportunidade de mostrar a esses participantes uma integração entre o social, ambiental e o desenvolvimento industrial. Manaus é a sétima cidade mais habitada do Brasil, possui mais de 600 indústrias e ao mesmo tempo é rodeada pela floresta amazônica. É uma cidade ainda pouco conhecida, mas agora nós teremos uma oportunidade de mostrar também que pode abrigar grandes eventos internacionais.

Abrac – Quais serão os principais temas abordados durante a Assembleia?

Andrea Melo – Nós teremos uma semana intensa de reuniões técnicas onde temas relacionados à acreditação de laboratórios de ensaios de calibração, organismos de certificação, de inspeção, de verificação e de validação, provedores de ensaios de proficiência e produtores de materiais de referência, serão abordados. Temas como escopo flexível, avaliação remota, certificação ESG, também farão parte das nossas discussões. Além disso, contaremos com a presença de representantes do Sistema Interamericano de Metrologia, da Comissão Panamericana de Normalização; do PTB, que é uma organização alemã que apoia muitos projetos na IAAC. Então será uma oportunidade de tratar temas transversais de infraestrutura da qualidade relativos à acreditação, metrologia e a normalização.

Abrac – Qual a importância em reunir membros da IAAC para alinhar temas tão relevantes para o andamento da metrologia, normalização e avaliação da conformidade?

Andrea Melo – Um dos principais objetivos da IAAC é a manutenção e ampliação de acordos de reconhecimento mútuo em acreditação. E durante as reuniões da assembleia, novos acordos são votados, novos membros são admitidos nos acordos, e as melhores práticas em acreditação são compartilhadas. Durante as reuniões dessas assembleias que temos a oportunidade de discutir entre os membros e harmonizar práticas e alinhar entendimentos vinculados sempre ao que é praticado internacionalmente, junto ao Fórum Internacional de Acreditação e a Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios.

Abrac – Durante a agenda da Assembleia, será realizado, pela Abrac e Inmetro, o Seminário – A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade para debater questões cruciais relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Quais são as expectativas para o Seminário?

Andrea Melo – As expectativas para o seminário são as melhores possíveis. O tema é atual e de extrema relevância e os palestrantes são líderes nas suas áreas de atuação. Todos temos observado os acontecimentos de impacto global envolvendo questões sociais, ambientais e de saúde. Então a promoção da qualidade no desenvolvimento sustentável é papel de todos nós que estamos envolvidos na infraestrutura da qualidade.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac