logo-abrac-210x50

Portaria do Inmetro aprova Quadro Geral de Unidades de Medida

O Quadro Geral de Unidades de Medida adotado pelo Brasil foi atualizado conforme as normas do Sistema Internacional de Unidades de Medida – SI. A Portaria nº 615 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), publicada em 26 de dezembro de 2023, aprova as mudanças de acordo com o sistema atual em vigor.

A alteração considera a atualização do SI aprovada em 16 de novembro de 2018, que está em vigor desde 20 de maio de 2019, com uma revisão em dezembro de 2022. Essas alterações visam oferecer um sistema de unidades coerente, estável e baseado na pesquisa básica mais avançada, resultando em maior confiabilidade nas medições, conforme destacado na Portaria.

O Quadro Geral de Unidades de Medida é o documento oficial do país que contém informações sobre os nomes, definições e símbolos das unidades do Sistema Internacional de Unidades, com o objetivo de estabelecer medições uniformes nas estruturas de metrologia.

Também foi determinado que as atividades de tradução da 9ª edição do SI, de dezembro de 2022, serão conduzidas pelo Grupo de Trabalho para Tradução, no âmbito do Memorando de Entendimento entre o Inmetro e o Instituto Português de Qualidade (IPQ)

A avaliação da conformidade é beneficiada com a mudança e, segundo o superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito, as atividades da infraestrutura da qualidade estão diretamente ligadas na boa utilização das unidades de medida.

“É essencial que todos que atuam na área façam o uso correto das unidades de medida. Essa é uma luta que deve ser perseguida por todos que trabalham com infraestrutura de qualidade”, avalia Masao Ito.

O que é o SI?

O Sistema Internacional de Unidades de Medida, conhecido como SI, foi adotado em 1960 durante a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, como um sistema moderno para atividades de medição.

O SI desempenha um papel crucial nas medições, contribuindo para a execução de processos complexos em fábricas e avaliações de qualidade. A uniformidade na utilização das mesmas unidades em diferentes países garante a compreensão e execução padronizada das atividades industriais.

Antigamente, existiam tratados para estabelecer uma ordem nas unidades de medida e sua utilização em escala global. O precursor do atual sistema métrico decimal surgiu durante a Convenção do Metro, realizada em Paris, em 1875, sendo assinado por 17 países, incluindo o Brasil.

Desde então, o sistema passa por revisões constantes até que ocorra alterações que não afetem o funcionamento dos serviços, tendo maior efeito em atividades de Institutos e avaliações de qualidade.

Desde então, o sistema passa por revisões constantes, garantindo que as alterações não afetem o funcionamento dos serviços, tendo maior impacto nas atividades de institutos e avaliações de qualidade.

Atualmente, o Sistema Internacional de Unidades possui sete unidades de base: quilograma, ampere, kelvin, mol, segundo, candela e metro.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac

 

 

plugins premium WordPress