logo-abrac-210x50

“O respeito pelos direitos humanos é um desafio não só das organizações nos seus processos internos, mas também para as partes externas”

Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil explicou sobre a relevância da auditoria SMETA para os processos internos e avaliação de fornecedores para as empresas

O Diretor-geral da APCER Brasil, Paulo Bertolini, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação de Conformidade (Abrac) a fim de esclarecer a importância da auditoria SMETA para melhorias nas práticas comerciais, éticas e socialmente responsáveis.

De acordo com Bertolini, a SMETA consegue avaliar como a organização controla a sua cadeia de suprimento.A SMETA poderá ajudar na medida em que, se aplicada nas cadeias de abastecimentos, identifica situações de vulnerabilidade dos trabalhadores e práticas desaconselhadas por parte das organizações”.

Confira a entrevista na íntegra:

Abrac – O que é e quem pode utilizar a SMETA?

Paulo Bertolini – Qualquer organização pode fazer uma auditora SMETA. A SMETA é uma auditoria de responsabilidade social que significa, pela sua sigla: Sedex Members Ethical Trade Audit. A SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange) é uma organização global que promove melhorias nas práticas comerciais, éticas e socialmente responsáveis na cadeia de abastecimento global.

As auditorias SMETA podem ser realizadas em dois ou quatro pilares. As auditorias de dois pilares, obrigatórias em qualquer auditoria SMETA, contemplam as normas laborais, de saúde e segurança, onde são avaliados os critérios de direitos universais relativos aos princípios orientadores das Nações Unidas; sistemas de gestão e código de implementação; livre escolha do emprego; liberdade de associação; saúde e segurança; trabalho infantil e jovens trabalhadores; salário e benefícios; jornada de trabalho; discriminação; emprego regular; tratamento severo ou desumano; direito ao trabalho; ambiente; e benefícios para a comunidade local. Quando uma organização quer realizar uma auditoria SMETA de quatro pilares adicionam-se os requisitos ambientais e a ética nos negócios.

Abrac – Qual o índice de adesão à SMETA no Brasil e como qualifica a relevância desta auditoria?

Paulo Bertolini – SMETA é a auditoria mais utilizada no mundo na categoria das auditorias de responsabilidade social. As empresas usam SMETA para entender e fazer melhorias nas condições de trabalho e desempenho ambiental nos seus negócios e avaliar riscos na cadeia de suprimentos.

O Brasil é o país que se encontra em 15º lugar no que diz respeito ao número de sites (locais) auditados. Total de auditorias por volta de 4.064 desde 2016 a junho de 2022. Isso dá uma média de 680 auditorias por ano.

Abrac – Quais são os benefícios para quem realiza este tipo de auditoria?

Paulo Bertolini – Sistematizar práticas internas de respeito pelos direitos humanos, demonstrar um compromisso ético e responsável, garantir condições de trabalho justas, evidenciar o cumprimento da legislação aplicável e estabelecer relações em longo prazo com trabalhadores, fornecedores, clientes e outras partes interessadas. Além disso, os benefícios também incluem antecipar riscos no negócio e na cadeia de suprimentos, reforçar os valores da marca e redução dos riscos trabalhistas.

Abrac – Vimos recentemente o caso de trabalho escravo em uma vinícola no Rio Grande do Sul. Como a SMETA atua para evitar essa conduta?

Paulo Bertolini – A SMETA poderá ajudar na medida em que, se aplicada nas cadeias de abastecimentos, identifica situações de vulnerabilidade dos trabalhadores e práticas desaconselhadas por parte das organizações. O respeito pelos direitos humanos é um desafio não só das organizações nos seus processos internos, mas também para as partes externas, empresas terceirizadas, empresas que fornecem mão de obra, que muitas vezes, pela força das necessidades econômicas, criam condições desfavoráveis aos trabalhadores. Por isso, e pelo elevado risco, a SMETA tem um item que avalia como a organização controla a sua cadeia de suprimento.

Abrac – Como a APCER pode auxiliar na garantia de que as empresas estejam operando de forma ética e responsável com esse tipo de auditoria?

Paulo Bertolini – A garantia que a APCER pode dar, passa pela realização de auditorias com elevada qualidade, pela rapidez no planejamento das mesmas, na emissão do relatório num curto prazo de tempo, por calibrar e continuamente formar os seus auditores, mantendo a sua elevada competência. Para qualquer demanda temos um gestor de cliente dedicado na ajuda às organizações a cuidar, entre outros, com a plataforma SEDEX.

A APCER é uma AAC (Affiliate Audit Company – Empresa Auditora Afiliada) da SEDEX, avaliada anualmente quanto ao seu desempenho, integridade e competência entre outros, garantindo que os Organismos que realizam este tipo de auditorias são confiáveis.

Abrac – Há quanto tempo a APCER é associada à Abrac e qual a importância em fazer parte da Associação?

Paulo Bertolini – A APCER é associada à Abrac desde 2011. Além disso, a APCER entende que a Associação é um fórum de discussão de questões de negócio e técnicas relevantes para o segmento de avaliação da conformidade, que confere força e legitimidade aos associados, algo que seria dificílimo ou impossível de se obter individualmente.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac