“O principal objetivo do laboratório é levar segurança para o usuário final”

Na ocasião, Luiz Guilherme Cobra Brandão comentou sobre o laboratório, 5G, entre outros tópicos

O gerente-geral da Multiteste Telecom, Luiz Guilherme Cobra Brandão, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre o laboratório, 5G, entre outros tópicos.

Associada à Abrac desde 2020, a Multiteste Telecom é uma empresa 100% brasileira e que está no mercado desde 2003. Há 16 anos, seu fundador José Carlos Telles vislumbrou iniciar um laboratório de ensaios simples, mas eficiente, que com o tempo deu espaço a uma empresa reconhecida e acreditada como prestadora de serviços de ensaios para fins de certificação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – A Multiteste Telecom está no mercado desde 2003. Quais são os principais objetivos do laboratório?

Luiz Guilherme Cobra Brandão – O principal objetivo do laboratório é levar segurança para o usuário final, ou seja, para a população. Uma vez que os equipamentos são submetidos a vários testes, o usuário final pode ter a certeza que está comprando um produto que realmente atende as características que são informadas pelo fabricante e seguro para seu uso diário.

Abrac – Quais são os principais ensaios realizados?

Luiz Guilherme Cobra Brandão – O nosso principal escopo está concentrado em transceptores de radiação restrita, que são produtos que se comunicam usando Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, entre outras tecnologias.
Outros ensaios que realizamos seriam em transceptores moveis, ERB’s(Multi_RAT), equipamento de interconexão de redes, baterias e Sistema/ Unidade retificadora.

Abrac – Qual a importância de ser um Laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro e designado pela Anatel?

Luiz Guilherme Cobra Brandão – Falando da importância de estar junto com a Cgcre e com a Anatel é fundamental, pois para ser um laboratório acreditado você precisa que todos os seus equipamentos sejam calibrados, além de um sistema de gestão da qualidade baseada na ISO 17025. Com isso garantimos a confiabilidade dos testes, garantindo assim o bom funcionamento dos produtos, sempre pensando na segurança do usuário final.

Abrac – Há quanto tempo o Laboratório é associado à Abrac e como avaliam a importância de fazer parte da entidade?

Luiz Guilherme Cobra Brandão – Estamos associados à Abrac desde o final de 2020 onde sou coordenador do Grupo de Trabalho de Telecom. Estar afiliada à Associação é de extrema importância e valia para o laboratório, pois é um dos nossos representantes perante a Anatel e Inmetro, onde conseguimos juntar forças com outras empresas associadas para conseguirmos seguir em prol de um ideal sempre voltada para a segurança do usuário final.

Abrac – A tecnologia 5G chegará em breve nas capitais do Brasil. Como foi a adequação do laboratório e quais são as expectativas para o início do funcionamento do 5G?

Luiz Guilherme Cobra Brandão – Hoje o Multiteste é um laboratório acreditado para realizar ensaios de 5G em estação rádio base. Estamos nos preparando para sermos acreditados na realização de ensaios em celulares com essa nova tecnologia ainda durante o ano 2022.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac