logo-abrac-210x50

“O impacto positivo da acreditação está alinhado com os pilares de pessoas, prosperidade e planeta”

Brahim Houla, representante do Comitê de Comunicações e Marketing do IAF e ILAC, fala sobre o Dia Mundial da Acreditação

1533496208130

O presidente do Comitê de Comunicações e Marketing do International Accreditation Forum (IAF) e co-presidente do Comitê Conjunto de Comunicação e Marketing do IAF e International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), Brahim Houla, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre o Dia Mundial da Acreditação – 9 de junho -, iniciativa global das duas entidades.

O IAF é a associação mundial de Organismos de Acreditação de Avaliação da Conformidade e outros organismos interessados ​​no segmento nas áreas de sistemas de gestão, produtos, serviços, pessoas e programas semelhantes. Sua função principal é desenvolver um único programa mundial de avaliação de conformidade que reduza o risco para as empresas e seus clientes, garantindo-lhes que os certificados acreditados sejam confiáveis. A acreditação assegura aos usuários a competência e imparcialidade do organismo acreditado.

A ILAC é a organização internacional de organismos de acreditação que trabalham conforme a ISO/IEC 17011 na acreditação de organismos de avaliação da conformidade, incluindo laboratórios de calibração (segundo a ISO/IEC 17025), laboratórios de ensaios (segundo a ISO/IEC 17025), laboratórios de exames médicos (segundo a ISO 15189) e entidades de inspeção (segundo a ISO/IEC 17020).

“Desde que ingressou na IAF em 2019, a Abrac tem participado ativamente das reuniões do comitê e demonstrado interesse e apoio às atividades. A Associação também acompanhou de perto o trabalho de comunicação da IAF e está contribuindo para as atividades de conscientização do Dia Mundial da Acreditação em sua economia”, declarou Houla.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Desde quando existe o Dia Mundial da Acreditação e como surgiu a ideia de institui-lo?

Brahim Houla – O Dia Mundial da Acreditação é uma iniciativa global estabelecida conjuntamente pelo IAF e pela ILAC, criado em 2008 para aumentar a conscientização sobre a importância das atividades relacionadas à acreditação. Este evento reúne todas as partes interessadas em atividades de acreditação e avaliação de conformidade para comemorar no mesmo dia e disseminar a consciência de toda a infraestrutura de qualidade em todo o mundo. A cada ano, um tema é escolhido pelos membros para mostrar a importância da acreditação para usos específicos. As celebrações temáticas começam no dia 9 de junho de cada ano civil e vão até ao dia 9 de junho do ano civil seguinte.

Abrac – Qual a importância da acreditação para a sociedade?

Brahim Houla – A acreditação é a avaliação independente de organismos de avaliação da conformidade em relação a padrões reconhecidos para garantir sua imparcialidade e competência. Por meio da aplicação de padrões nacionais e internacionais, o governo, compradores e consumidores podem ter confiança nos resultados de calibração e teste, relatórios de inspeção, validação, verificação e certificações fornecidas. Utilizando a certificação acreditada, testes, calibrações, inspeções, etc., os usuários podem ter confiança na segurança e qualidade dos produtos e serviços em seu dia a dia. O acordo de reconhecimento multilateral (MLA) entre os organismos de acreditação do IAF em todo o mundo é uma ferramenta essencial para evitar a duplicação de testes e verificações de produtos e serviços e dar confiança aos produtos importados.

Abrac – Neste ano, o tema é Acreditação: Apoiando a Implementação de os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O que levou o IAF e a ILAC a escolher este tema?

Brahim Houla – A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pelos líderes mundiais na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 25 de setembro de 2015, é um plano de ação amplo e ambicioso. Este tema será celebrado de 9 de junho de 2021 a 9 de junho de 2022. Como já estamos há vários anos na Agenda, os membros da IAF concordaram que é hora de mostrar as conquistas até o momento para implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma parte importante das atividades do Dia Mundial da Acreditação é a reunião de diferentes estudos de casos de membros do IAF sobre o papel da acreditação e das atividades de avaliação de conformidade acreditadas nos esforços de suas economias para implementar os ODS. Os estudos de casos coletados dos membros são exibidos nos seguintes sites: business-benefits.org e  publicsectorassurance.org. O folheto a seguir fornece mais informações sobre os ODS e como a acreditação contribui para a implementação de cada um: https://ilac.org/?ddownload=123742

Abrac – Qual é o principal papel da acreditação para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Brahim Houla – A Agenda 2030 articula 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúnem as dimensões econômica, social e ambiental, e inclui três pilares fundamentais: Pessoas, Prosperidade e Planeta. A acreditação, em colaboração com outras instituições de infraestrutura de qualidade, incluindo metrologia, padronização, avaliação de conformidade e vigilância de mercado, fornece as bases técnicas que são críticas para o funcionamento de sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento. É um facilitador para o desenvolvimento industrial, competitividade comercial nos mercados globais, uso eficiente de recursos naturais e humanos, segurança alimentar, saúde e proteção ambiental. O impacto positivo da acreditação está, portanto, claramente alinhado com os pilares de pessoas, prosperidade e planeta, e fornece aos formuladores de políticas, empresas e outras partes interessadas as soluções para implementar, medir e monitorar muitos dos objetivos e metas contidos nos ODS, e o apoio para alcançá-los.

Abrac – No Brasil, o órgão acreditador é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Como avalia o desenvolvimento do Brasil no sistema de acreditação?

Brahim Houla – O Inmetro (CGCRE) tornou-se membro do IAF em 1995, membro signatário do MLA do IAF em 1999 e, desde então, tem demonstrado um forte e constante desenvolvimento por meio da expansão dos escopos do acordo de reconhecimento multilateral do IAF para melhor atender as necessidades crescentes do Brasil e região Interamericana. O Inmetro também atua nos níveis regional e internacional por meio das atividades de liderança nas quais está envolvido, na IAAC (Cooperação Interamericana de Credenciamento) e no IAF, por exemplo por meio da presidência do IAF DSC (Comitê de Apoio ao Desenvolvimento) por Andrea Melo.

Abrac – A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) está sempre presente em fóruns internacionais para contribuir com o segmento. Como vê a participação da entidade?

Brahim Houla – Desde que ingressou na IAF em 2019, a Abrac tem participado ativamente das reuniões do comitê e demonstrado interesse e apoio às atividades. A Associação também acompanhou de perto o trabalho de comunicação da IAF e está contribuindo para as atividades de conscientização do Dia Mundial da Acreditação em sua economia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac

plugins premium WordPress