logo-abrac-210x50

“O 5G estabelece um novo conceito para avaliação da conformidade dos produtos”

Guido Rodrigues, líder de operações da UL do Brasil comentou sobre produtos certificados na área de telecomunicações, 5G, entre outros tópicos.

O líder de operações da UL do Brasil, Guido Rodrigues concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre produtos certificados na área de telecomunicações, 5G, entre outros tópicos.

Associada à Abrac desde 2009, a UL Solutions ajuda empresas a demonstrar segurança, ampliar a sustentabilidade, entregar qualidade, mitigar riscos e cumprir os requisitos regulatórios.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – A UL é uma certificadora designada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Quais são os principais produtos certificados na área de telecomunicações?

Guido Rodrigues – A UL Solutions através de seus especialistas possui designação da Anatel para todo o escopo de produtos de telecomunicações definidos pelo Ato 7280/2020 da Agência.

Historicamente os transceptores de radiação restrita e similares, que são popularmente conhecidos como WiFi, Bluetooth, RFID entre outros, são os que mais possuem certificados emitidos pela Anatel. Na demanda da UL não é diferente, e com o avanço da tecnologia e o surgimento de dispositivos IoT (Internet das Coisas) é cada vez mais comum a presença de funções de telecomunicações nos mais diversos tipos de produtos como, eletrodomésticos, veículos, vestimentas e tantos outros.

Pesquisas indicam que no cenário mundial o número de dispositivos conectados deverá saltar de 27 bilhões em 2017 para 125 bilhões em 2030. Recentemente notamos também um aumento nas certificações para os carregadores do tipo indutivo destinados tanto para aparelhos de telefone celular como outros produtos de uso no dia a dia, como aparelhos auditivos e outros pequenos dispositivos.

Abrac – Como a UL se adaptou para atuar no escopo do 5G?

Guido Rodrigues – O surgimento de uma nova tecnologia requer também a capacitação de todo o corpo técnico. A UL Solutions como uma empresa global, vem acompanhando e participando dos mais diversos fóruns de 5G pelo mundo. No Brasil, participamos da implementação desde os debates técnicos para a criação dos regulamentos, buscando sempre a harmonização com as normas internacionais.

Abrac – Quais mudanças e inovações foram necessárias para que pudessem atuar com a nova tecnologia?

Guido Rodrigues – O 5G estabelece um novo conceito para avaliação da conformidade dos produtos. Estamos apenas no início desta revolução tecnológica, a exemplo do que falamos antes sobre os dispositivos conectados, onde a aplicação do 5G se dará em escala cada vez maior.

O 5G pode ser até cem vezes mais rápido quando comparado com o 4G, este fator associado com uma comunicação estável faz com que o 5G seja ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversos novos conceitos, tais como: cidades inteligentes, aplicações para o avanço da medicina como, por exemplo, a realização de cirurgias complexas de forma remota, além de inúmeras outras aplicações na indústria e projetos para a educação. 

Abrac – Foi necessário realizar capacitação dos colaboradores? Em caso positivo, pode nos contar um pouco sobre?

Guido Rodrigues – Ao surgimento de cada nova tecnologia demanda a criação ou adaptação de novos regulamentos, o que requer capacitação do corpo técnico no escopo dos novos atos e regulamentos. Estes atos visam elevar a performance, regulatória estimulando a inovação e a competitividade do setor produtivo, bem como alinhar o país às melhores práticas internacionais na regulação de produtos.

Além disso, foi preciso buscar também o reconhecimento do especialista pela Anatel, para que este possa atuar desde a definição dos requisitos de ensaios até a avaliação final do produto.

Abrac – Qual a importância das certificadoras se adaptarem para atuar com o 5G?

Guido Rodrigues – Sabemos que o 5G estará presente nos mais diversos tipos de produtos e, desta forma, é de fundamental importância que as certificadoras acompanhem a evolução desta tecnologia e se mantenham aptas para avaliar estes produtos e colaborar com a Anatel na criação e adaptação de novas regras.

Abrac – Há quanto tempo a UL é associada à Abrac e qual a importância de fazer para da Associação?

Guido Rodrigues – A UL Solutions está associada à Abrac desde a sua fundação em 2009. A Associação é um instrumento importante para que os associados possam desenvolver e aprimorar mecanismos de atendimento as normas e regulamentos, mantendo assim a credibilidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

A Abrac realiza permanentemente reuniões técnicas de harmonização de conceitos e assegura um canal aberto de comunicação com acreditadores e regulamentadores, além de prover continuamente informação consistente, de relevância ao segmento.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac