logo-abrac-210x50

Natal: Inmetro participa de ação global para segurança de produtos vendidos online

Presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa, pontua que os brinquedos merecem atenção especial

Com a aproximação do Natal e a popularização dos marketplaces, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aderiu à campanha global “Segurança em primeiro lugar”, coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A ação envolve 21 países e defende a segurança dos produtos comercializados online.

A OCDE apontou que a venda de produtos não conformes e irregulares tiveram maior incidência nos marketplaces do que em sites de varejistas com loja virtual própria. “Com o Natal chegando, precisamos ficar atentos, principalmente, com os brinquedos”, pontua o presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa. “Apesar de possuir um menor preço e parecer vantajoso financeiramente, um produto infantil sem o certificado de conformidade pode trazer risco à saúde da criança e provocar acidentes”.

Os testes necessários para que um brinquedo seja aprovado para venda são realizados por laboratórios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, e os principais ensaios realizados são os de impacto e queda, toxicologia, mordidas, furos, torção e tração, inflamabilidade e ruído.

Produtos falsificados, nacionais ou internacionais, são recorrentes em vendas via marketplace. Esses itens também não estão em conformidade, pois não passaram pelas avaliações necessárias para a comercialização, e podem causar acidentes. A venda de produtos irregulares e/ou pirateados pode ser denunciada no site do Inmetro.

“Essa campanha de conscientização sobre a segurança de produtos vendidos online, ainda mais nessa época do ano, é de extrema importância para não haver um aumento de acidentes de consumo”, concluiu o presidente da Abrac.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

plugins premium WordPress