“Melhorando a vida do cidadão automaticamente nós vamos melhorar a vida do turista”

Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, fala sobre a importância do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade estar em Foz do Iguaçu

101220210950.jpg

No dia 30 de novembro, foi inaugurado o primeiro Laboratório de Infraestrutura da Qualidade no Brasil do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em Foz do Iguaçu (PR). O projeto é uma parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Parque Tecnológico Itaipu.

Para a sexta entrevista do Especial Infraestrutura da Qualidade da Abrac, que está abordando o tema, a entidade entrevistou o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, que comentou sobre a importância do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade estar em Foz do Iguaçu e os próximos passos do projeto.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Como que o senhor avalia a importância do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade estar em Foz do Iguaçu?

Paulo Angeli – Acredito que Foz do Iguaçu está em um momento muito bom, aberto para novas tecnologias e para ser um laboratório de novas tecnologias. O Poder Público está muito consciente da importância de abrir caminhos ou de criar facilidades. Isso está muito claro para o próprio prefeito, em seus discursos sempre diz que Foz do Iguaçu é para ser referência da implementação de inovação. Acreditamos que mais uma vez Foz está ganhando e está na frente de outras cidades do Brasil, vai ser referência e isso muito nos orgulha, muito nos enobrece. Acho que nossa cidade merece isso, já somos referência em turismo responsável e agora também estamos sendo referência em produtos inovadores.

Abrac – Qual a importância da Abrac, ABNT, Inmetro e PTI estarem juntas nesse projeto?

Paulo Angeli – São todas instituições de ponta, que têm o controle dos processos de certificação, principalmente na área de inovação. O PTI mais uma vez demonstra a sua importância como uma instituição fomentadora de desenvolvimento da nossa região, buscando parceiros e empresários para que a nossa cidade se transforme cada vez mais em referência, e uma cidade geradora de emprego e renda.

Abrac – Quais serão os próximos após a inauguração do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade?

Paulo Angeli – Começar a demandar. Pegar os produtos que estão sendo testados dentro do Vila A Inteligente e outros produtos que aparecem todos os dias e vamos jogar para o Laboratório fazer análise e ver até onde podemos chegar. O céu é o limite, mas deixar muito claro que hoje a inovação não faz só um produto, a inovação é todo um ecossistema que provoca as instituições e as mentes para produtos inovadores.

Abrac – Como avalia a importância da Infraestrutura de Qualidade?

Paulo Angeli – Quando falamos em destinos inteligentes, no nosso caso destinos turísticos e inteligentes, você tem que criar condições para implementação de produtos que facilitem e melhorem a vida do morador. Então, acredito que essa é uma responsabilidade não só do Poder Público, mas de toda a gestão, incluindo instituições, iniciativa privada, de melhorar a vida do cidadão. Melhorando a vida do cidadão automaticamente nós vamos melhorar a vida do turista. Isso tem que ser de vital importância. Quando você trata de destinos inteligentes, o conceito básico é melhorar o padrão, melhorar a vida daqueles que vivem naquela cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac