logo-abrac-210x50

Inmetro reduz em 15% os preços de cobrança dos serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório

Presidente da Abrac e do Inmetro destacam a importância da ação

Nesta quarta-feira (28.02), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou, através da Portaria nº 132, a redução de 15% nos preços de cobrança dos serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório. Esta medida visa facilitar o acesso das empresas a esses serviços, incentivando a conformidade e a qualidade de produtos e serviços no Brasil.

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, a ação foi desenvolvida seguindo a orientação do vice-presidente e ministro da República, Geraldo Alckmin, que determinou a redução em todos os processos e fluxos do Inmetro, visando uma gestão otimizada com resultados eficientes.

“Estamos implementando isso em várias diretorias do Inmetro e avançamos na Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação). Após uma gestão direcionada com digitalização, auditorias remotas, otimização de processos e recursos humanos, tecnologia e planejamento, conseguimos identificar e mensurar uma redução de 15% nos custos operacionais, refletidos nos preços públicos cobrados de toda a infraestrutura da qualidade no país aos organismos acreditados pelo Inmetro”, explicou Márcio.

A medida beneficia 3.157 empresas, sendo 1.941 laboratórios de instalações e testes, 300 organismos de certificação e 916 organismos de inspeção. “Após esse trabalho, entendemos que o governo poderia repassar essa redução para o setor, permitindo que se fortaleça, invista em equipamentos, mão de obra e recursos humanos. Fortalecendo ainda mais o segmento”, destacou.

Para Márcio, a medida do Inmetro fortalece ainda mais a parceria entre o Instituto e a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), já que são as empresas associadas à entidade que foram beneficiadas com essa medida.

O presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, destacou que a atitude da direção do Inmetro em reduzir os preços de acreditação, certificação e de todo o sistema em 15% é um sinal muito positivo e inverte a pauta do país, já que geralmente vemos aumentos de preços.

“Isso é muito importante porque proporciona um fôlego e permite mais investimentos do que gastos. Certamente, o sistema de acreditação, certificação e todos os envolvidos vão investir e melhorar ainda mais, especialmente agora com o ambiente criado pela infraestrutura da qualidade no programa do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), no qual o Inmetro é um participante ativo”, explicou Batista da Costa.

Na ocasião, o presidente da Abrac ressaltou que o próximo desafio é o Inmetro designar a Abrac ou outras instituições para auxiliar o Instituto a acelerar as atividades.

Clique aqui e leia a Portaria na íntegra.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac