Inmetro contará com entidades para desenvolver proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

Nome dos representantes, que integrarão Grupo de Trabalho, das entidades foi publicado no DOU nesta segunda-feira

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20.09), o nome dos representantes para composição do Grupo de Trabalho para assessorar o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, na elaboração da proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade (GTPNIQ).

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), são as entidades que participarão do Grupo de Trabalho do Instituto, ao lado das diretorias e coordenações do Inmetro.

“A Infraestrutura da Qualidade é um tema de extrema importância e a Abrac estará presente nos trabalhos para auxiliar o desenvolvimento da melhor proposta no âmbito da avaliação da conformidade”, declarou o superintendente da entidade, Masao Ito, que representará a Associação no Grupo de Trabalho.

Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

O Inmetro tem como missão viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da sociedade.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto, a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade deverá estabelecer princípios, objetivos e diretrizes que voltem essa estrutura às necessidades da nova economia, com garantias de livre mercado e de estímulo à inovação. Para a elaboração da proposta, serão consideradas as melhores práticas internacionais bem como a infraestrutura existente no Brasil e seu impacto na economia.

Segundo a autarquia, além das instituições integrantes do Grupo de Trabalho, poderão participar como convidados, especialistas, representantes da indústria e do comércio e da administração pública federal. A meta é que a proposta esteja consolidada no início de 2022.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.