“Este é o nosso propósito: trazer qualidade, segurança e sustentabilidade para a vida”

Em entrevista à Abrac, Helio Simões, vice-presidente de Inspeções da entidade e diretor-geral da Intertek, fala sobre os 45 anos da empresa no Brasil

240820210948

Com exclusividade, o vice-presidente de Inspeções da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e diretor-geral da Intertek, Helio Simões, concedeu entrevista à entidade para falar sobre os 45 anos da empresa no Brasil e a importância de fazer parte do segmento voltado à qualidade no País.

Desde 2018, Simões é diretor-geral da Intertek e possui responsabilidade nos resultados das sete linhas de negócios da Intertek: Oil & Gas, Cargo & Analytical Assessment, AgriTrade & Minerals, E&NA (Electrical Testing), Hardlines, Softlines, Business Assurance (BA) e Food, que oferecem serviços voltados ao controle de qualidade e quantidade de equipes que atuam em navios, terminais, armazéns e em localidades diversas executando serviços de inspeção, certificação, supervisão, análises, outsourcing, auditorias em programas de certificação, acreditação, avaliação de fornecedores, ensaios automotivos, ensaios elétricos, têxteis, alimentos, brinquedos e muito mais.

“Entendemos como um grande desafio trazer a percepção dos consumidores sobre a importância de consumirem produtos que foram devidamente testados dentro das regulamentações de cada país”, declarou o diretor da Intertek.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Recentemente a Intertek completou 45 anos no Brasil. Qual a importância de fazer parte da avaliação da conformidade no País?

Helio Simões – Consideramos imprescindível, por se tratar de uma atividade de alcance internacional para gerar confiança ao declarar objetivamente a conformidade de produtos e serviços através da certificação, inspeção, calibração e ensaios. As empresas que desempenham este papel devem transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora, com a responsabilidade de facilitar o comércio através das fronteiras, apoiando assim as organizações e autoridades em mercados diversos. Nós da Intertek vemos nosso trabalho como uma atividade nobre que protege na ponta o consumidor final, garantindo-lhe que o produto adquirido tem qualidade e segurança para sua utilização e consumo. Isso é muito importante, ainda mais em um momento em que todos os holofotes estão voltados para a sustentabilidade.

Abrac – Como surgiu a empresa a Intertek e onde ela está localizada?

Helio Simões – Somos uma empresa britânica presente em mais de 100 países, como: China (continente), França, Alemanha, América Latina e Emirados Árabes Unidos, entre outros. A história da Intertek começa no início da moderna indústria de testes em 1885, remontando mais de 130 anos e evoluindo a partir do crescimento combinado de várias empresas inovadoras. Temos como fundadores alguns nomes importantes como Caleb Brett, Milton Hersey, Thomas Edison Chas Warnock, grandes empreendedores que dedicaram sua vida na invenção e regulamentação.

Abrac – Quais são os próximos desafios da Intertek no Brasil e como tem sido o processo para atingi-los?

Helio Simões – Nosso foco são as empresas. Oferecemos apoio em Qualidade Total Assegurada, mas entendemos como um grande desafio trazer a percepção dos consumidores sobre a importância de consumirem produtos que foram devidamente testados dentro das regulamentações de cada país. Este é o nosso propósito: trazer qualidade, segurança e sustentabilidade para a vida. Para isso temos como missão superar as expectativas de nossos clientes com serviços inovadores e personalizados de garantia, teste, inspeção e certificação para suas operações e cadeia de suprimentos. Globalmente, temos a missão de sermos o parceiro mais confiável do mundo para Garantia de Qualidade.

Como prova disso, recentemente adquirimos o Laboratório de Análises de Alimentos JLA Brasil, uma fornecedora independente e líder no mercado de soluções de testes em Alimentos e Agro-ambientais, além de uma variedade de serviços de inspeção e testes microbiológicos químicos em seus laboratórios, ampliando nossa oferta em Fast Moving Consumer Goods (FMCG).

Abrac – Há quanto tempo a Intertek é associada à Abrac e como funciona o relacionamento com a entidade?

Helio Simões – Somos associados à Abrac desde meados de 2010 e o nosso relacionamento é muito bom. Hoje temos vários representantes nos comitês técnicos, além de ocupar também uma cadeira como vice-presidente de Inspeções da entidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac