“Estar na Abrac é fomentar a avaliação da conformidade no Brasil”

Ineivea Farias, diretora técnica da ACRIQ Certificadora, fala sobre o ingresso da empresa na Associação e os objetivos atuais da companhia

A diretora técnica da ACRIQ Certificadora, Ineivea Farias concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre a certificadora, a avaliação da conformidade, entre outros tópicos.

Associados à Abrac desde fevereiro de 2022, a ACRIQ é uma organização norteada por um crescimento sustentável e que busca alcançar a excelência de desempenho e a redução de riscos para o negócio dos nossos clientes.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Quais são as principais certificações realizadas pela ACRIQ?

Ineivea Farias – Das certificações, temos como principais as normas referentes a Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, Sistema de Gestão Antissuborno, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Construção Civil – PBQP-H, dentre outras.

Abrac – Quais são os principais objetivos da certificadora?

Ineivea Farias – Dentre os objetivos traçados pela direção, um deles é sermos reconhecidos pelos nossos clientes e parceiros como um Organismo de Certificação transparente, de credibilidade, que atua com ética profissional no cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos, de forma imparcial.

Abrac – Como avalia a importância de trabalhar com a avaliação da conformidade?

Ineivea Farias – Como uma forma de propiciar um adequado grau de confiança de que os produtos, processos, sistemas ou serviços atendam a requisitos pré-estabelecidos em padrões, normas e regulamentos elaborados por entes técnicos.

Abrac – Há quanto tempo são associados à Abrac e qual a importância de fazer parte da entidade?

Ineivea Farias – Iniciamos os tramites para nos associarmos em janeiro de 2022. Após o envio das documentações necessárias, fomos avaliados e aprovados como membros da entidade em 23 de fevereiro. Estar na Abrac é fomentar a avaliação da conformidade no Brasil, reforçar a representatividade do negócio e defender os interesses dos associados.

Abrac – Quais são as expectativas da certificadora para esse segundo semestre?

Ineivea Farias – Para o segundo semestre de 2022, notamos incertezas devido ao cenário pandêmico e econômico atual que estamos vivendo (próximo da época de eleição e copa do mundo). Em paralelo, enxergamos o aumento na preocupação das organizações em estruturar seus processos de modo a reduzir custos, atrair novos clientes e zelar pela garantia da qualidade de seus modos operantes. Com isso, seguimos atuando em aclive em nossos processos de certificação.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac