logo-abrac-210x50

“Estamos empenhados em desenvolver e influenciar o futuro da avaliação de conformidade”

Adriano Duarte, VP Business Assurance da DNV Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil, comentou sobre os benefícios da avaliação da conformidade

O VP Business Assurance da DNV Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil, Adriano Duarte, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para comentar sobre os benefícios em se trabalhar com avaliação da conformidade e sobre a importância de ser associado à entidade.

De acordo com o profissional, a DNV vem emitindo seus certificados de sistemas de gestão utilizando a tecnologia blockchain, que garante o processo de autorização de emissão, e a partir da emissão os dados dos certificados não podem ser alterados.

“Estamos empenhados em desenvolver e influenciar o futuro da avaliação de conformidade. A rápida evolução da digitalização, da coleta de dados e do armazenamento, quando combinado com algoritmos e inteligência artificial, pode trazer ainda mais benefícios para o sistema de verificação de conformidade”, reforçou Duarte.

Confira a entrevista na íntegra:

Abrac – Quais os principais Sistemas de Gestão que o DNVGL certifica?

Adriano Duarte – ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001, ISO 27001, ISO 22000, FSSC 22000, e ONA.

Abrac – Os clientes do DNVGL relatam melhorias na gestão após a implementação de sistemas seguida da certificação? Quais são as mais relatadas?

Adriano Duarte – Embora muitas empresas busquem a certificação por pressão da cadeia de fornecimento, nossos clientes relatam melhorias na gestão. O que mais identificamos são: melhoria na disciplina em relação à definição de responsabilidades e autoridades; aumento da eficiência; aumento da satisfação dos funcionários em função da devida organização; e preocupação com prevenção, antecipando possíveis problemas.

Abrac – Como o DNVGL avalia a importância de trabalhar com avaliação da conformidade?

Adriano Duarte – A avaliação de conformidade é uma forma não só de evidenciar o atendimento a requisitos através de certificados, atestados ou mesmo relatórios, mas também um estímulo à melhoria contínua. Avaliações de conformidade bem conduzidas ajudam a identificar oportunidades de melhoria e devida atenção ao que realmente é importante para o negócio da empresa.

Abrac – Quais os benefícios as empresas certificadas trazem aos consumidores?

Adriano Duarte – Consistência em entregar o que se propõe, independência nas avaliações, devido processo de avaliação e resposta a possíveis reclamações.

Abrac – Como organizações certificadas obtém vantagem competitiva no mercado?

Adriano Duarte – As organizações podem atestar a conformidade com padrões/normas através de avaliações independentes com credibilidade no mercado. Na cadeia de fornecimento, o fato de poder demostrar a conformidade de sistemas de gestão através de certificação independente gera confiança no processo de compra. 

Abrac – Qual o impacto de novas tecnologias para o setor?

Adriano Duarte – A DNV há alguns anos vem emitindo seus certificados de sistemas de gestão utilizando a tecnologia blockchain, que garante o processo de autorização de emissão, e a partir da emissão os dados dos certificados não podem ser alterados. Uma revisão do certificado requer um novo processo de autorização e registro em blockchain. Como cada registro é único e imutável, elimina a falsificação de certificados e aumenta a confiabilidade do mercado.

Estamos empenhados em desenvolver e influenciar o futuro da avaliação de conformidade. A rápida evolução da digitalização, da coleta de dados e do armazenamento, quando combinado com algoritmos e inteligência artificial, pode trazer ainda mais benefícios para o sistema de verificação de conformidade.

Abrac – Há quanto tempo o DNVGL é associado à Abrac e qual a importância de fazer parte da Associação?

Adriano Duarte – Não tenho confirmação da data efetiva, mas estimo que são mais de 15 anos, quando ainda era chamada de Abroc. A Abrac tem um papel importante de ser um mediador entre os organismos e outras entidades, destacando-se o Inmetro. Além disso, o fato de propiciar a formação de comitês temáticos, alavancando o conhecimento técnico dos associados, o que acaba permeando para o mercado.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac