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Especialista fala com exclusividade à Abrac sobre inspeções no setor de saneamento

Na ocasião, Juliano de Noronha Graça falou sobre os desafios de realizar inspeções nesse segmento

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) conversou com o head de Certificação do Grupo Houer, Juliano de Noronha Graça, sobre as inspeções realizadas em obras e projetos no setor de saneamento.

O Grupo Houer é atuante no desenvolvimento de projetos de engenharia e na viabilização de soluções na área de infraestrutura. Com sede em Minas Gerais, a empresa abriu sua primeira unidade internacional na África do Sul.

Leia a entrevista na íntegra:

Abrac – Como é abordado o planejamento de inspeção de obras e projetos no setor de saneamento?

Juliano de Noronha Graça – É realizado um plano de trabalho e um cronograma de inspeções de acordo com o cronograma de desenvolvimento da obra ou do projeto a ser inspecionada, de forma estabelecer os marcos significativos do desenvolvimento da obra ou projeto e as premissas de análises, além de mapear os riscos, suas mitigações, pontos focais de ambas as partes e demais pontos críticos a serem enfrentados.

Abrac – Quais são os principais desafios enfrentados ao realizar inspeções em projetos de saneamento e como a empresa os supera?

Juliano de Noronha Graça – Os principais desafios se relacionam com o estabelecimento das premissas iniciais dos projetos, incluindo normas da ABNT a serem cumpridas, acurácia dos dados levantados em campo (como topografia e geotecnia) que embasarão as demais etapas dos serviços e desenvolvimento de cada etapa de acordo com o cronograma (estudo de concepção, projeto básico, projeto executivo, etc.). A empresa busca superar, ou minimizar, esses desafios através do mapeamento dessas questões no plano de trabalho e nas reuniões periódicas de alinhamento com o cliente.

Abrac – Quais critérios são considerados ao planejar e executar inspeções em obras de saneamento?

Juliano de Noronha Graça – O levantamento dos requisitos precede a fase do planejamento das inspeções. Vários documentos são considerados como o termo de referência, as especificações técnicas anexas ao contrato da obra, o cronograma físico-financeiro da obra, o caminho crítico da obra, a curva ABC conforme o orçamento da obra, as características físicas e ambientais do local onde a obra será executada, o clima local (estações de chuva e de seca), aspectos socioambientais (comunidades tradicionais, áreas de preservação ambiental, áreas de risco geológico, etc.), a extensão linear e/ou em área da obra e demais especificidades de acordo com a aplicação.

Abrac – Como a empresa utiliza tecnologias e ferramentas específicas para garantir a eficácia e a precisão das inspeções nesses projetos?

Juliano de Noronha Graça – A empresa utiliza de sistema de tecnologia de informação próprio, desenvolvido e atualizado constantemente pela sua área interna de tecnologia de informações, para gerenciar todas as informações do processo de inspeção, desde os levantamentos das inspeções em campo (através de aplicativo próprio desenvolvido com esse objetivo e customizada para cada tipo de obra ou projeto), até a gestão de dados, indicadores, relatórios e demais evidências, em banco de dados dedicado. De acordo com o tipo de obra ou projeto, a empresa poderá utilizar de instrumentos de alta precisão, conforme o caso, para auxiliar suas inspeções in loco. Utilizamos também a tecnologia como auxilio nos registros das evidências em campo e controle de toda documentação.

Abrac – Quais são os benefícios de um planejamento de inspeção bem elaborado para os projetos em termos de qualidade, eficiência e segurança?

Juliano de Noronha Graça – O planejamento de inspeção nos auxilia na antecipação de ações, definições de requisitos, estabelecimento de canais de comunicação com o cliente, definição de repositório e forma de controle de documentos necessários para o bom andamento da inspeção.

O planejamento bem elaborado é essencial para garantir a rastreabilidade dos serviços de inspeção em prol da qualidade dos documentos produzidos e das obras executadas, e garantir a melhoria contínua do processo de inspeção e da execução dos serviços fins (projeto ou obra), gerenciando os riscos ao longo de todo o processo de forma a minimizar eventos prejudiciais aos trabalhos e maximizar eventos potencialmente positivos aos processos.

Abrac – Como avalia atuar no segmento de avaliação da conformidade? E por que se associaram à Abrac?

Juliano de Noronha Graça – As organizações de avaliação da conformidade desempenham um papel crucial na garantia de que as empresas cumpram os padrões e regulamentos estabelecidos. Quando essas organizações oferecem serviços de alta qualidade, isso contribui para uma maior satisfação de todos os envolvidos no processo.

Atuar neste segmento nos orgulha por podermos contribuir com o desenvolvimento de vários setores em busca de mais qualidade, de um mercado mais justo, de uma proteção ao consumidor, de uma certificação dos nossos produtos com confiança a nível mundial.

Nos associamos à Abrac por acreditarmos no propósito da entidade em unir esforços em busca da divulgação e ampliação da avaliação da conformidade como ferramenta de confiança nos processos, serviços e produtos brasileiros.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.