logo-abrac-210x50

“É importante garantir que os produtos para o Dia das Mães atendam às exigências de segurança e qualidade”

Marcos Zevzikovas, vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), alertou sobre os riscos de presentear com itens que não atendem as normas de conformidade

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas para o comércio, por isso é necessário que os consumidores tenham cuidado ao escolher os presentes. O vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Marcos Zevzikovas, explicou sobre a importância de presentear as mães com produtos de qualidade e seguindo os padrões de conformidade técnica.

Segundo o representante da entidade, é importante garantir que os produtos atendam às exigências de segurança e qualidade. “É fundamental verificar se o produto possui o selo de identificação do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produto (OCP), que comprova que ele passou por testes e certificações”, informou Zevzikovas.

No Brasil, os produtos elétricos precisam ser certificados compulsoriamente por um Organismo de Certificação de Produtos credenciado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro. Mais de 170 produtos, como ar-condicionado, prancha de cabelo e torradeiras, devem passar por testes de segurança elétrica e outros critérios técnicos antes de serem comercializados.

O vice-presidente de Produtos da Abrac também reiterou que o consumidor deve verificar se o produto possui o selo de identificação do Inmetro na embalagem, assim como o selo do Organismo de Certificação de Produto. “Esses selos comprovam que o produto foi testado e certificado de acordo com as exigências legais, garantindo a sua segurança”, explicou Zevzikovas.

Já no caso de eletrodomésticos que fazem barulho, como aspiradores de pó e secadores de cabelo, o profissional recomendou verificar se os aparelhos possuem o selo de ruído do Inmetro na embalagem, que informa a potência sonora do aparelho.

Quanto às roupas, é fundamental verificar se a etiqueta contém informações sobre a lavagem correta e a composição do tecido, além de adquirir peças apenas no mercado formal, evitando produtos falsificados ou com informações incorretas que possam representar riscos à saúde, de acordo com as orientações do vice-presidente de Produtos.

Ao presentear com cosméticos, é importante ler todo o rótulo da embalagem ou o folheto explicativo, seguindo as regras da Anvisa. “É necessário verificar informações básicas, como advertências e restrições de uso, marca, lote, validade, ingredientes/composição e fabricante/origem. Isso demonstra que o produto está registrado na Anvisa e foi testado”, afirmou ele.

Nas situações em que o consumidor constatar alguma irregularidade, é possível fazer uma manifestação pela Ouvidoria no Portal de Serviços do Inmetro, ou pelo telefone 0800 285 1818. Já em casos de acidentes de consumo envolvendo um produto ou um serviço, deve-se relatar no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Para produtos cosméticos o canal de reclamação junto à Anvisa é o “Fala.BR”.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac