Conselho de Acreditação reúne-se para debater pautas de interesse do segmento

Na última quarta-feira (25.05), o Conselho de Acreditação (Conac) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reuniu-se para alinhar e debater pautas de interesse do segmento, como: apresentação de resultados, análises de riscos, dia mundial da acreditação, panorama dos fóruns internacionais e desenvolvimento de novos programas.

Além disso, na ocasião, o atual presidente do Conselho, Masao Ito, que é também superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), pediu o seu desligamento do cargo e também da função de membro conselheiro. Dessa maneira, o vice-presidente, Israel Teixeira, passa a presidir a entidade até a nova eleição, que deve ocorrer em novembro. Teixeira é vice-presidente da Abrac e diretor do Labelo, complexo de laboratórios especializados em eletroeletrônica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Antes de se desligar do cargo, Masao Ito indicou para compor o Conselho como representante dos Organismos de Avaliação da Conformidade na área de Sistemas, Paulo Bertolini, que também é conselheiro da Abrac e gerente de novos negócios da Fundação Vanzolini.

De acordo com o secretário-executivo do Conac, Aldoney Freire Costa, o presidente Masao Ito deixa um legado de experiência. “Ele tem um poder de articulação muito grande. O mandato dele foi marcado por várias apelações contra decisões do coordenador, e ele tratou isso com muito trabalho e de uma forma muito profissional. O principal papel dele foi o de articular entre os conselheiros para a gente chegasse em bons termos nas discussões”, explicou.

Sobre o Conac

A fim de salvaguardar a imparcialidade e a manutenção dos princípios e políticas principais de operação do sistema de acreditação, a CGCRE dispõe em sua estrutura a oportunidade de participação eficaz das partes interessadas na acreditação de organismos de avaliação da conformidade (OAC) através do Conselho de Acreditação.

Compete ao Conac, na função de assessoramento à CGCRE: auxiliar no desenvolvimento de políticas, diretrizes e critérios para a atividade de acreditação e quando solicitado, oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos relacionados à acreditação, obedecidas às demandas e prioridades estabelecidas pelo Coordenador Geral da CGCRE;  apoiar o desenvolvimento do processo de identificação, análise, registro e tratamento de potenciais conflitos de interesse com organismos relacionados, ratificando e/ou sugerindo ao Coordenador Geral da CGCRE ações que devam ser implementadas no caso de conflitos identificados; propor à CGCRE a criação de grupo de trabalho (GT) para fornecer subsídios a estudos específicos relacionados a acreditação de organismos de avaliação da conformidade; e constituir-se em foro de estudos das apelações às decisões tomadas pela Cgcre a pedido do Coordenador Geral da CGCRE, sendo que este constitui a última instância de decisão.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac