logo-abrac-210x50

Conheça a atuação da vice-presidência de Relações Institucionais da Abrac

Claudio Torelli, vice-presidente da entidade, falou sobre as Relações Institucionais e a importância da Avaliação da Conformidade

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne organismos de certificação, inspeção e laboratórios para defender esse setor no Brasil. A Abrac possui sete vice-presidências: Produtos, Sistemas e Pessoas, Laboratórios, Inspeções, Telecomunicações, ESG e Relações Institucionais.

O vice-presidente de Relações Institucionais, Claudio Torelli, falou um pouco sobre a atuação da vice-presidência e da Avaliação da Conformidade.

Leia na íntegra:

Abrac – Qual é o papel da vice-presidência de Relações Institucionais na Abrac?

Claudio Torelli – Exercer as relações entre a Abrac, entidades governamentais, com organizações da indústria, serviços e outras partes relevantes, com o objetivo de colaborar, compartilhar informações e identificar oportunidades de parcerias.

Ainda representar a Abrac através de criação e defesa de políticas que que estejam alinhadas principalmente com os ideais da associação. Além disso, sugere materiais informativos, participa ou cria eventos, e representa a Associação nas mídias sociais e outros canais de comunicação.

Abrac – Quais são os benefícios da Avaliação da Conformidade para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil?

Claudio Torelli – A Avaliação da Conformidade implica em atender a padrões estabelecidos de qualidade, segurança e sustentabilidade, principalmente para produtos e serviços que impactam diretamente a confiança do consumidor em adquiri-los. Além disso, em muitos casos, essa conformidade permite às organizações estabelecidas no Brasil abrir mercados externos, fomentando a inovação e a busca incessante pela qualidade. No aspecto socioambiental, as organizações se aprofundam nos pilares de ESG, buscando certificações para garantir que em suas atividades estejam respeitando a diversidade, inclusão, relacionamentos entre pessoas, saúde e segurança, entre outros aspectos importantes. Em última análise, tudo isso converge para a preservação da vida.

Abrac – Qual é a estratégia para garantir que as empresas do setor sejam representadas e ouvidas pela Abrac?

Claudio Torelli – Através do contato contínuo com órgãos reguladores e legislativos, integrando grupos de trabalho governamentais e oferecendo contribuições para o aprimoramento da Avaliação da Conformidade e sua importância. Divulgar os estudos realizados pelos comitês e grupos de trabalho da Abrac, demonstrando à sociedade a importância de sua atuação como uma entidade que, entre outras atribuições, tem o compromisso de oferecer soluções e aprimorar a Avaliação da Conformidade. Organizar e participar ativamente de eventos que promovam o desenvolvimento de parcerias estratégicas. Por fim, dialogar com todos os segmentos que atuam na Avaliação da Conformidade e com as organizações que dela necessitam, por meio da realização de pesquisas e consultas através de canais de comunicação direta.

Abrac – Como a vice-presidência de Relações Institucionais promove discussões dentro do segmento de Avaliação da Conformidade?

Claudio Torelli – Por ser uma associação que abrange todos os segmentos da infraestrutura da qualidade, certificação, inspeção e laboratórios, o desafio da vice-presidência de Relações Institucionais reside em possuir conhecimento básico de cada atividade para uma representação consistente. Internamente, incentivamos a participação das entidades associadas nas comissões e grupos de trabalho, visando à criação ou aprimoramento de regulamentos e normas técnicas, o que por si só gera amplas discussões. Para as discussões externas, patrocinamos e participamos de fóruns e encontros nacionais e internacionais com entidades de regulamentação e acreditação, sempre com foco na padronização e alinhamento com as melhores práticas globais. Cabe destacar que temos assento em importantes entidades continentais no mundo da Infraestrutura da Qualidade.

Abrac – Quais são os principais objetivos da vice-presidência de Relações Institucionais?

Claudio Torelli – Desenvolver e manter laços com os órgãos governamentais, reguladores, legisladores e todas as instituições vitais para o segmento, visando o desenvolvimento de políticas, normas e regulamentos que favoreçam a Avaliação da Conformidade no Brasil. Além disso, sensibilizar a sociedade sobre a importância da Avaliação da Conformidade, demonstrando os impactos positivos sobre a vida, economia e meio ambiente.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.