logo-abrac-210x50

Cgcre do Inmetro continua sendo signatária do Acordo de Reconhecimento Multilateral da ILAC, do IAF e da IAAC

A Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) se mantém signatária do Acordo de Reconhecimento Multilateral da Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC), do Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), após passar por avaliação da conformidade realizada por uma delegação internacional composta por doze avaliadores de Organismos de Acreditação congêneres da IAAC, entre os dias 25 a 29 de setembro.

Segundo a equipe da Coordenação, a avaliação foi realizada nas instalações da Cgcre/Inmetro, em Xerém (RJ) e, em nove organizações acreditadas. A equipe internacional comprovou que a Cgcre/Inmetro atende aos critérios da norma ABNT NBR ISO/IEC 17011, e como consequência os Acordos Internacionais foram ratificados nos âmbitos da ILAC, do IAF e da IAAC, colocando a Cgcre em equivalência com os Organismos de Acreditação de outros países.

A equipe também destacou que os acordos internacionais em acreditação propiciam que os produtos nacionais e importados possam ser testados em organismos de avaliação da conformidade acreditados em equivalência mundial, ajudando a reduzir barreiras técnicas e facilitando o comércio.

Para o presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa, a decisão de permanecer signatário do acordo multilateral da ILAC, do IAF e da IAAC pelo Brasil, através da Cgcre do Inmetro, é absolutamente relevante.

“Como que a gente vai andar fazendo negócios mundo a fora se o Brasil não tiver um elo de reconhecimento num ambiente da garantia da qualidade, certificação e acreditação? O Inmetro foi muito feliz na decisão de continuar. Porque aqui ou no exterior as pessoas querem saber qual é o ambiente de qualidade que aquele produto tem que seguir, as regras e tudo mais. Foi um grande passo do Inmetro”, acrescentou o presidente da Abrac.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac