Certificadora associada à Abrac e Inmetro participarão do lançamento da métrica que averigua o S do ESG durante o 1º Summit de Responsabilidade Social

No dia 23 de setembro, o Instituto Olga Kos realizará o 1º Summit de Responsabilidade Social em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na sede da Fecomercio, em São Paulo (SP). Na oportunidade, será realizado o lançamento oficial da ECOK, métrica acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que busca mensurar o ‘S’ presente na sigla ESG e que tem como primeira certificadora em processo de certificação, a ICV, que é associada à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

“A ECOK foi disponibilizada no programa de acreditação para a certificação junto ao Inmetro e atestada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Trata-se de um instrumento que objetiva mensurar, a partir da identificação, monitoramento e avaliação, de como a inclusão é praticada no mercado de trabalho a partir das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições”, explicou o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos.

Segundo ele, a partir de cinco variáveis, vinte indicadores e trinta e sete requisitos avalia-se o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão. Valorizando as empresas que reforçam seus valores e dando visibilidade para tais, de maneira a gerar casos de sucesso e exemplo a ser seguido por demais empresas.

No evento, a ICV Brasil será representada por Caio Silva e Suzete Suzuki. Já o Inmetro, contará com a participação do presidente, Marcos Heleno Guerson Junior e a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo.

Os interessados em participar devem enviar um e-mail para: assessoria2@institutoolgakos.org.br

Confira a programação na íntegra:

8h – Credenciamento

8h30 – Welcome Coffee

9h – Abertura/ Vídeo Institucional – 1’40”

9h05 – Sr. Wolf Kos – Presidente do Instituto Olga Kos – “Só faz gestão quem mede, quem não mede não faz gestão”

9h15 – Sr. Marcos Heleno Guerson Junior – Presidente do INMETRO – “A importância do INMETRO na criação de métricas”

9h25 – Sr. Raphael Callou – Diretor da OEI Brasil – “Brasil como player na américa na criação de métrica e cases de desenvolvimento”

9h35 – Sr. Carlos Alberto D’Ambrósio – Vice Presidente da Fecomercio – SP  “Fecomercio- a importância da Federação”

9h45 – Dra. Alexsandra Ricci –  Assessora Jurídica do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê ESG da FecomercioSP “ESG nas empresas – Qual o caminho?”

9h55 – Andrea Melo – Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação INMETRO – “Escopos de Acreditação”

10h05 – Caio Silva – Diretor da ICV Brasil“Processo de Certificação”

10h15 – Apresentação da ECOK – Departamento de Pesquisas & Desenvolvimento do IOK

10h45 – Coffee Break

11h15 – Certificação – ICV Brasil – Suzete Suzuki

11h45 – Consultorias – Espaço para apresentação de consultorias

12h15 – Dúvidas e em seguida encerramento

Fonte: Assessoria de imprensa com informações do Instituto Olga Kos