Brasil lança a primeira métrica acreditada pelo Inmetro para medir Social do ESG

Empresas já podem obter certificação que averigua um dos tópicos do tema que ganha cada vez mais espaço na agenda empresarial global e nacional

O Brasil acaba de lançar a primeira métrica acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para mensurar um dos tópicos da sigla ESG, em tradução livre Meio ambiente, social e governança. Trata-se da Escala Cidadão Olga Kos (ECOK), que mede o S (Social) do tema que ganha cada vez mais espaço na agenda empresarial global e nacional.

A métrica possui cinco variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos que avaliam o quanto a empresa é inclusiva e também se os seus ambientes de trabalho estão adaptados a todos os tipos de diferenças, sejam elas de gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

A ECOK foi disponibilizada para o programa de acreditação para a certificação junto ao Inmetro e atestada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A Escala é um instrumento que objetiva mensurar, a partir da identificação, monitoramento e avaliação, de como a inclusão é praticada no mercado de trabalho a partir das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições.

As empresas interessadas na Escala podem obter o reconhecimento em quatro níveis: Potencial Inclusivo Latente (duas estrelas), Potencial Inclusivo Emergente (três estrelas), Orientação Inclusiva (quatro estrelas) e Plenamente Inclusiva (cinco estrelas). Apenas as organizações que alcançam o último nível conseguem o certificado com acreditação do Inmetro, enquanto os demais níveis recebem um selo do próprio Instituto Olga Kos.

As empresas devem primeiramente conhecer o manual do ECOK e depois buscar uma certificadora acreditada pela Cgcre do Inmetro para fazer o processo. Atualmente, a ICV BRASIL, organismo associado à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), é a única certificadora em processo de acreditação com a Coordenação Geral de Acreditação do Instituto.

“A empresa solicita essa certificação e mandamos um formulário para preenchimento, que contém os dados da organização, números de funcionários, segmento, entre outras informações. Em seguida, determinamos a quantidade de dias para a auditoria e enviamos uma proposta comercial. Após aprovação enviamos o plano de auditoria com o nome do auditor e realizamos o agendamento”, explicou a CEO da ICV BRASIL, Suzete Schipa Suzuki.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, serviços, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.