logo-abrac-210x50

Artigo – Dia Mundial da Acreditação: normas garantem segurança e qualidade

A acreditação é um processo fundamental que garante a confiabilidade dos produtos e serviços que utilizamos em nosso dia a dia. Seja em celulares, brinquedos, baterias, pneus entre tantos outros itens, ela é responsável por avaliar e acreditar empresas e entidades que realizam testes, inspeções e certificações, assegurando que essas atividades sejam realizadas de acordo com as melhores práticas e normas técnicas estabelecidas.

Este processo está presente no Brasil e em mais de 100 países de todo o mundo, que comemoram neste dia 9 de junho o Dia Mundial da Acreditação. Através da aplicação correta de normas nacionais e internacionais, a acreditação permite que governos, compradores e consumidores confiem nos resultados de calibração, testes e relatórios de inspeção, garantindo que os produtos, processos e serviços atendam aos padrões pré-estabelecidos.

Existem duas categorias principais de certificações: a compulsória e a voluntária. A certificação compulsória é obrigatória e geralmente aplicada à saúde, segurança e meio ambiente, garantindo que os produtos possam ser comercializados. Já a certificação voluntária é realizada para oferecer aos compradores a segurança de que os requisitos e especificações foram atendidos.

No campo de sistemas e pessoas, são várias as certificações que desempenham um papel importante. Um exemplo é a ISO 9001, um sistema de gestão que visa otimizar processos, acelerar o desenvolvimento de produtos e garantir uma produção ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso desejado. Outra certificação relevante é a ISO 14001, que estabelece requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental, incentivando as organizações a adotarem práticas sustentáveis nos seus negócios, tanto em termos de produtos quanto de serviços.

Uma cadeia de certificação bem conhecida é a Food Safety System Certification (FSSC) 22000, que se concentra na certificação de sistemas de segurança alimentar para organizações que produzem alimentos de origem animal, vegetal, perecíveis, conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas, além de fabricantes de embalagens.

No setor da habitação, a certificação desempenha um papel importante no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP-H), que tem como objetivo disseminar novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção no setor da construção civil, fundamentais para a modernização e competitividade das empresas brasileiras. Diversos projetos de habitação são integrados ao programa PBQP-H, e as exigências para a execução das obras são definidas pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o órgão responsável pela acreditação no Brasil, e suas atividades são reconhecidas internacionalmente através do Acordo de Reconhecimento Multilateral (MLA). Esse pacto garante o reconhecimento dos certificados emitidos por organismos de certificação acreditados pelo Inmetro e pelos demais membros do Fórum Internacional de Acreditação (IAF) de outros países.

A acreditação desempenha um papel crucial na sociedade em geral, pois apoia as necessidades humanas, verificando se os produtos e serviços são seguros e de qualidade. Além disso, contribui para o desenvolvimento de mercados competitivos, facilita o comércio internacional nas barreiras técnicas e apoia esforços de preservação ambiental.

*Synésio Batista da Costa é presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade.