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Anexo SL: a compatibilidade entre os sistemas de gestão da ISO

Para facilitar a implementação das normas ISO (International Organization for Standardization) de sistemas de gestão, foi criado o Anexo SL, uma padronização que possibilita implementar mais de uma norma ao mesmo tempo.

Isso acontece devido a sua estrutura organizacional, aplicável a ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, por exemplo, a norma de sistema de gestão mais utilizada do mundo. Uma organização certificada com esse referencial possui um melhor desempenho, reduzindo custos e com foco nos clientes.

Outro exemplos são a ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, e a ISO 45001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança ocupacional, que, possibilitam, respectivamente, a melhoria do desempenho da organização certificada juntamente a priorização do meio ambiente e a segurança dos colaboradores.

“O Anexo SL revolucionou os sistemas de gestão da ISO, tanto para as empresas certificadas quanto para as que certificam. Traz uma grande otimização do tempo das auditorias, possibilitando implementar mais de uma norma por vez e, dá vida aos sistemas, pois a organização que possui a certificação adota uma melhoria constante”, explica Alessandra Gaspar Costa, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Estrutura do Anexo SL

  1. Escopo
  2. Referências Normativas
  3. Termos e definições (comuns)
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planejamento
  7. Apoio/ Suporte
  8. Operação
  9. Avaliação de Desempenho
  10. Melhoria

 

Ciclo PDCA

As normas com a estrutura do Anexo SL, incorpora na organização certificada o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) – planejar, fazer, checar e agir. Essa metodologia é a garantia que a organização estará sempre em evolução, mesmo que os resultados alcançados já sejam positivos, a melhoria é contínua.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac