logo-abrac-210x50

Altas temperaturas devem impulsionar busca por aparelhos de ar-condicionado neste verão

Associação orienta como o consumidor deve escolher o produto com segurança e qualidade

Neste ano, o verão promete temperaturas altas em todo o Brasil. As projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que entres os meses de dezembro e fevereiro de 2024, os termômetros registrarão elevações significativas. Diante desse cenário, a busca por aparelhos de climatização é uma das melhores opções para amenizar o intenso calor. Na Black Friday, por exemplo, o ar-condicionado ficou entre os produtos mais buscados pelos consumidores, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Quando se trata de ar-condicionado, surgem dúvidas entre os consumidores sobre como escolher um aparelho de qualidade. A Associação Brasileira da Avaliação da Conformidade (Abrac) esclarece que, para uma compra satisfatória, é essencial que o consumidor esteja atento a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que indica os níveis de eficiência energética nos condicionadores. A etiqueta também indica que o condicionador de ar atende as normas de segurança ao usuário, tendo sido ensaiado frente a normas de segurança em laboratórios de terceira parte, seja, laboratórios que são independentes.

Avaliação mais robusta

Conforme destaca Israel Teixeira, vice-presidente de Laboratórios da Abrac, as diretrizes para a avaliação da conformidade de condicionadores de ar concentram-se, sobretudo, na implementação da métrica sazonal, expressa pelo Índice de Resfriamento Sazonal (IDRS).

“A eficiência do aparelho é agora verificada em condições mais próximas da realidade de uso, dado a que o novo regulamento contempla a métrica sazonal, que leva em consideração os regimes de temperatura que ocorrem em nosso país. Isso permite uma avaliação mais justa para aparelhos cuja eficiência é potencializada em carga parcial, ou seja, quando operam em temperaturas externas mais amenas”, completa.

Como identificar o selo 

O consumidor deve verificar o selo de identificação da conformidade no produto, especialmente nos condicionadores de ar, onde a própria etiqueta fornece informações sobre a classificação de eficiência energética. É sempre bom lembrar que há produtos que não requerem a avaliação de eficiência energética, mas são submetidos a ensaios de segurança, para estes deve estar visível um selo específico contendo o símbolo do Inmetro e a identificação da certificadora. Os equipamentos mais eficientes do mercado, recebem o Selo Procel de Economia de Energia, uma certificação destinada a distingui-los dos demais.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos.

A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

plugins premium WordPress