Abrac se junta a entidades da América do Sul e funda a Associação Interamericana de Avaliação da Conformidade

Solenidade virtual foi realizada para constituir a AIEC

Na última sexta-feira (20.11), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), o Instituto Argentino de Normalização e Certificação (Iram), e a Associação Colombiana de Avaliação da Conformidade (Asocec), realizaram solenidade virtual para fundação da Associação Interamericana de Avaliação da Conformidade (AIEC).

Na ocasião, coube ao diretor de certificação do Iram, Guilhermo Curi; ao diretor executivo da Asocec, Ramón Madriñan; e o ao superintendente da Abrac, Masao Ito, fazerem as suas considerações sobre a importância da formação da nova entidade.

guilhermo 2

Segundo Curi, a Associação irá agrupar diversos atores da Avaliação da Conformidade, e trabalhará em nível internacional proporcionando suportes as outras associações, como a Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC).

m 2

Madriñan acrescentou que a criação da entidade é fruto de diversas reuniões entre os representantes de Argentina, Brasil e Colômbia, e que se trata de um passo fundamental para trabalhar em assuntos importantes. Além disso, países como Uruguai, Paraguai, Peru e Guatemala possuem interesse em participar.

masao 2

 

Segundo Masao Ito, quando a Abrac começou a participar da IAAC, foi visto a necessidade de um grupo que representasse os interesses dos stakeholders e, junto com a Asocec e Iram, criaram um grupo que participa ativamente das atividades da Cooperação Interamericana de Acreditação.

“Com o tempo percebemos que ainda faltava uma unidade e maior interação entre todas as partes interessadas para defender nossos interesses nos fóruns internacionais”, acrescentou Ito. Para ele, a importância dos interesses comuns serem defendidos em fóruns internacionais será um ponto crucial em alguns anos. “Por isso insisto e peço que outros países se juntem a este movimento”, finalizou o superintendente da Abrac.

Fonte: Assessoria de Imprensa