Abrac realizará Curso Gerente de Infraestrutura da Qualidade em 2023

Assessor da superintendência da Abrac, Walter Laudísio, concedeu entrevista à entidade para detalhar sobre o projeto

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizará, em 2023, o Curso Gerente de Infraestrutura da Qualidade para otimizar o conhecimento sobre os conceitos, princípios e requisitos da avaliação da conformidade e infraestrutura da qualidade.

Para detalhar sobre o projeto, o assessor da superintendência da Abrac, Walter Laudísio, concedeu entrevista exclusiva à entidade.

Leia na íntegra.

Abrac – O que é o Curso Gerente de Infraestrutura da Qualidade da Abrac?

Walter Laudísio – A infraestrutura da qualidade é um termo que, atualmente e mundialmente, está sendo tratado. E o que é isso? É como uma política, um sistema onde engloba todos os atores, desde público como regulador, vigilância de mercado, metrologia, como privado, na avaliação da conformidade e normalização.

No Brasil, quem faz a metrologia científica e metrologia legal é o Inmetro. A normalização é a ABNT e todos os entes, como laboratórios, certificadoras, organismos de inspeção, onde vários fazem parte da Abrac, ocupam-se da avaliação da conformidade. É como se fosse todo esse grupo unido, para fazer boas práticas para apoiar; melhorar a qualidade dos produtos, serviços, e bens para o país.

É importante destacar, que em abril deste ano foi inaugurado o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), localizado em Foz do Iguaçu (PR), onde faz parte a ABRAC, ABNT, Inmetro e o PTI.

A partir disso e unindo pessoal qualificado, a ideia foi desenvolver esse Curso Gerente de Infraestrutura da Qualidade para otimizar e uniformizar o conhecimento no que diz respeito aos conceitos, princípios e requisitos da avaliação da conformidade e infraestrutura da qualidade.

Abrac – Para quem é destinado o curso? Como funcionará?

Walter Laudísio – A ideia é ter, principalmente, corpo técnico e de gestão de organismos de avaliação da conformidade, laboratórios, organismos de inspeção, certificadoras, etc, independentemente de ser associado ou não da Abrac.

O objetivo é difundir o conhecimento da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade e padronizar a área. Será aberto para todos que tiverem interesse, como gestores, engenheiros, técnicos, entre outros.

Abrac – E como será a grade curricular do curso?

Walter Laudísio – Estamos falando de uma sistemática de seis meses com aulas semanais de quatro horas. O estudo a distância será de 72 horas, ou seja, cada um pode fazer no momento que tiver um horário livre. Também teremos 28 horas de revisão, discussão e apresentação de cases, com pessoal qualificado da Abrac. São sete aulas e uma prova final.

Abrac – O tema infraestrutura da qualidade está em alta. Na sua opinião, qual o diferencial do Curso Gerente de Infraestrutura da Qualidade da Abrac?

Walter Laudísio – Uma qualificação e um certificado emitido pela Abrac, além de ter acesso aos materiais. Nós vamos apontar todo o conhecimento do que é a infraestrutura da qualidade, passando pelo que é metrologia, normalização, acreditação, avaliação da conformidade, regulamentação do governo, vigilância de mercado, dando pitacos também em comércio internacional, competência e comportamento que deve ter o pessoal que trabalha com infraestrutura da qualidade, mas principalmente muita dica de um pessoal que é muito experiente nisso.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac