logo-abrac-210x50

Abrac realiza segunda reunião com Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Na última segunda-feira (09.10), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou reunião com representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em São José dos Campos (SP). Na ocasião, os representantes da Abrac puderam participar de discussões com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das atividades de Avaliação de Conformidade no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Durante a reunião foi alinhada a criação de um Petit Comitê DECEA/ABRAC, encarregado de tratar das próximas agendas e dar continuidade aos trabalhos. Além disso, foi definido que o DECEA fornecerá as diretrizes normativas dos produtos de interesse do SISCEAB para identificar os laboratórios qualificados para atender aos ensaios destes produtos. Ambas as partes também se comprometeram a avaliar conjuntamente, nas próximas reuniões, os Procedimentos para Avaliação e Credenciamento de Laboratórios de Ensaio e Calibração Empregados na Avaliação da Conformidade (MCA 800-13).

“Durante a reunião, foi acordada a formação de um comitê conjunto, o que evidencia nosso compromisso contínuo com a colaboração. Além disso, a identificação de laboratórios qualificados para realizar ensaios de produtos do SISCEAB e a avaliação dos procedimentos de conformidade representam passos essenciais para assegurar a qualidade e segurança no espaço aéreo brasileiro. Este encontro fortaleceu nossa parceria e nos permite antever melhorias significativas”, comentou o coordenador técnico da Abrac, Angel Martinez.

Segundo o vice-presidente de Laboratórios da Abrac, Israel Teixeira, para a próxima reunião estão previstas a análise da base normativa frente a capacidade de execução de ensaios pelos laboratórios e contribuições no credenciamento de laboratórios.

“Sobre o momento, defino como uma oportunidade extraordinária para associados à Abrac estenderem seus escopos para atendimento às demandas do DECEA/ICEA, contribuindo não somente para seus negócios, mas com a sociedade, num segmento diferenciado que é o controle de tráfego aéreo. A Associação, cumpre assim um de seus maiores objetivos que é prospectar novos segmentos para seus associados”, declarou Teixeira.

A Associação foi representada por Masao Ito, Israel Teixeira, Marcos Zevzikovas, Wilson Bonato, Angel Martinez, Amanda Strumiello, Igor Garcez Martins, Alessandro Gonzales Andreo, Pedro Machado Neto e Raul Duarte Biscola Vieira. O DECEA foi representado pelo Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, Coronel Cláudio Luiz R. Carneiro, Major Marcelo Bredores Campos, Major Elton Cecon, Suboficial Nelson José dos Santos Sacras, Emanuel José Peloso de Morais, Paulo Ricardo Caldeira Correia e Paulo Cesar Alves de Assis. Já o ICEA contou com a participação do Major Leandro de Oliveira Peixoto, Capitão Edson Ricardo, Walter Augusto Mascarenas, Leonardo Silva, Marcelo da Silva, Rogério Lacerda e Edson Luiz Amorim Fernandes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac

 

 

plugins premium WordPress