logo-abrac-210x50

Abrac realiza primeira reunião do GPT de ESG

A reunião contou com apresentação da ABNT e eleição do gestor do GPT

Na última terça-feira (31.01), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou a primeira reunião do Grupo Permanente de Trabalho (GPT) de ESG – Environmental, Social, and Governance, em português, ambiental, social e governança.

Na ocasião, Ricardo Assoni foi eleito o gestor do GPT. “A criação de um Grupo Permanente de Trabalho de ESG é de fundamental importância no âmbito da infraestrutura da qualidade, avaliação da conformidade e da manutenção da relevância do Brasil frente a este tema no cenário mundial, tendo como um de seus objetivos principais o de consolidar material técnico robusto, que apoiará nossas atividades como Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC’s) naquilo que já é uma realidade e, acima de tudo, uma necessidade global”, pontuou.

O diretor de normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Nelson Al Assal Filho, contextualizou as transformações que o mundo está passando, como mudanças climáticas, matriz energética e até dos padrões de comportamentos sociais e, enfatizou que o papel da organização é criar um padrão normativo de ESG facilmente entendível e aplicável a todas as empresas brasileiras, independentemente do tamanho ou setor.

Na oportunidade, Filho também apresentou a Prática Recomendada da ABNT (ABNT PR 2030), que é uma abordagem multissistêmica, que envolve normas ISOs (International Organization for Standardization )– ABNT ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, e ABNT ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo, além de apresentar atualizações do desenvolvimento da ABNT/CEE 256, nova norma sobre ESG.

“O alcance e expressão nacional da Abrac permite discussões mais abrangentes para todas as organizações brasileiras”, comentou a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação, Alessandra Costa. “A criação de um GTP de ESG é uma conquista e esse trabalho será fundamental”, concluiu.

Segundo a assessora da superintendência da Abrac, Cleriane Lopes, a criação do GPT ESG da Associação demonstra, através do associativismo, que a entidade será um condutor para a promoção e harmonização de um tema mundialmente relevante.

“Ao adotar o conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança, as empresas que serão atendidas por nossos associados, estarão realmente demonstrando sua capacidade em ir além de legislações vigentes tendo uma cultura adequada aos novos tempos”, explicou Cleriane.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac