logo-abrac-210x50

Abrac realiza Agenda Positiva com o Inmetro

Na última quarta-feira (22.05), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade realizou reunião de Agenda Positiva com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em São Paulo (SP). Na ocasião, a autarquia foi representada por João Nery Rodrigues Filho, da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) e Marcos Valério Barradas, da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre).

Segundo Barradas, o encontro faz parte das reuniões ordinárias da Agenda Positiva entre o Inmetro e a Abrac, com o objetivo de discutir e tratar temas pertinentes aos segmentos de Avaliação da Conformidade e Acreditação. “Este evento demonstrou que estamos conjuntamente trilhando pelos caminhos certos da Qualidade e fortaleceu ainda mais as nossas parcerias técnicas”, destacou.

De acordo com Nery, o Inmetro compreende a importância de escutar o outro lado. “A Abrac é nossa parceira, e entendemos que os pleitos defendidos pela Associação são positivos, reais e possíveis de serem solucionados. Respeitamos o trabalho da Abrac e consideramos a parceria de suma importância. Daqui para frente, sempre que formos convidados para participar da Agenda Positiva, estaremos juntos”, explicou.

O representante da Dconf ressaltou que a Abrac sempre poderá contar com o Instituto em seus pleitos e que a reunião foi extremamente positiva. “Voltamos com a responsabilidade de solucionar os pedidos, que consideramos justos e reais. Vamos levar os temas ao presidente, Márcio André Oliveira Brito. Precisamos caminhar junto com a Abrac, e a Abrac precisa caminhar junto conosco”, finalizou

Durante o encontro, foram discutidas pautas relacionadas ao Inmetro e à Abrac. O vice-presidente de ESG da Associação, Alexandre Xavier, destacou pontos importantes, como o papel da Infraestrutura da Qualidade (IQ) e as iniciativas do Inmetro para lidar com questões relacionadas à pegada de carbono e às mudanças climáticas.

O vice-presidente de Laboratórios, Israel Teixeira, que participou da reunião remotamente, comentou sobre a flexibilidade do escopo em EMC (Compatibilidade Eletromagnética) e a eficiência nos procedimentos das avaliações laboratoriais. Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações, também esteve presente remotamente e trouxe para os representantes do Inmetro temas como o processo de acreditação dos Organismos de Certificação Designados (OCDs) e a fragilidade da segurança cibernética no processo de designação dos Laboratórios.

A assessora da superintendência, Cleriane Lopes Denipoti, representou a vice-presidência de Inspeções e destacou a necessidade de maior embasamento dos avaliadores para a área de infraestrutura, assim como enfatizou a importância de uma preparação mais aprofundada dos avaliadores para operação e desempenho.

Marco Roque, vice-presidente de Produtos, comentou sobre o ProdCert, a uniformização e harmonização das edições das normas de escopos semelhantes, a melhoria do Regulamento de Gestão da Conformidade de Produtos (RGCP) 200:2021, as atualizações relativas ao projeto de gestão dos avaliadores externos da Cgcre e o aprimoramento das ações de fiscalização dos Organismos de Certificação de Produtos (OCPs).

Além dos mencionados anteriormente, representando a Abrac, estiveram presentes: o superintendente, Masao Ito; os vice-presidentes de Relações Institucionais, Alessandra Costa, Claudio Torelli e Leonardo Tozzi Pinheiro; a vice-presidente de Sistemas e Pessoas, Rosemary Vianna; a vice-presidente de ESG, Patrícia Falcão Bauer; a assessora jurídica, Silvanya Condrade; o coordenador técnico, Angel Martinez; e a analista administrativa, Carolina Garcia.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac