Abrac promove Webinar sobre Laboratório de Infraestrutura da Qualidade

Evento será realizado em parceria com ABNT, Inmetro e PTI-BR no próximo dia 14 de julho

Iniciativa inovadora na busca por catalisar a competitividade do país no segmento da avaliação da conformidade, congregando as principais estruturas nacionais da área da Qualidade, o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) será tema de um Webinar via Zoom no próximo dia 14 de julho, às 17h, que terá como objetivo apresentar seu funcionamento e detalhar a participação do setor produtivo no projeto. Os interessados devem se inscrever pelo formulário: https://bit.ly/3Qz3NCN

Lançado em março de 2022, o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ), localizado em Foz do Iguaçu (PR), é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR).

A abertura do Webinar contará com as presenças do presidente da ABRAC, Synésio Batista da Costa; do presidente da ABNT, Mário William Esper; do presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson; e do diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Castanheira Garrido Alves.

Já a apresentação será realizada pelo analista de negócios e inovação sênior do PTI-BR, Rafael Flores de Campos que abordará o que é o Laboratório e como está sendo na prática. Na oportunidade, o vice-presidente de Produtos da Abrac, Alexandre Xavier e o gerente de Projetos do Inmetro, Marcos Aurélio Lima irão moderar o evento.

Laboratório de Infraestrutura da Qualidade

Além de garantir a qualidade de produtos e serviços, o Laboratório também catalisa a competitividade da economia do País no mercado internacional por meio da criação de um espaço que congrega as principais instituições atreladas à infraestrutura da Qualidade, de maneira a facilitar a conexão com o mercado, em especial as empresas da área de cidades inteligentes.

Dentre as atividades a serem realizadas pelo Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, estão: o provimento de subsídios para a estruturação do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade; o suporte técnico para o desenvolvimento e validação de métodos utilizando técnicas de calibração remota; a aquisição e análise estatística de dados dos sensores alocados em áreas estratégicas de atuação na Vila A Inteligente; a formação de recursos humanos e divulgação; e a atuação como membro do espelho do ISO TC 268 no Brasil.

“Através dessas atividades, o objetivo é disseminar normas técnicas aliadas a cidades inteligentes; elaborar propostas para avaliação da conformidade (certificação, inspeção, ensaios). Dessa forma, o Laboratório poderá estimular o desenvolvimento da Infraestrutura Nacional da Qualidade associada a cidades inteligentes e promover a cooperação entre os setores público e privado”, explicou o vice-presidente de Produtos da Abrac, Alexandre Xavier.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.