Abrac participa do lançamento do Plano Estratégico do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou nesta quinta-feira (04.03), o Plano Estratégico 2021-2023 – Construindo o Inmetro 4.0, em Duque de Caxias/RJ. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e também presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa, e o vice-presidente de Produtos da Abrac, Marcos Zevzikovas, participaram da solenidade.

05031118.jpg

O Plano é produto final de um processo que durou 10 meses e teve quatro etapas básicas: a definição da missão do Inmetro, a definição das estruturas de processos, a análise estratégica e a formulação estratégica, com a exposição de objetivos, metas e indicadores.

05031119

O secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia do Governo Federal, Carlos Alexandre da Costa, parabenizou o novo Plano Estratégico no atual momento da sociedade. “Estamos vivendo em um mundo com enormes e profundas transformações. Um mundo que precisa de liberdade para inovar, liberdade para produzir os seus serviços e os seus produtos, de forma mais ágil possível. Levar ao mercado os melhores produtos para cada segmento, e o comprador, do outro lado, precisa da garantia daquilo que está comprando”.

05031120

De acordo com o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o processo da autarquia viabiliza soluções de infraestrutura da qualidade que promovem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da sociedade.

Sobre a visão de futuro do Inmetro para 2030, o presidente declarou que o objetivo é ser reconhecido pelo setor produtivo e pelo mercado como uma caixa de ferramentas para superação dos desafios da sociedade 4.0.

11210503

Na sequência, ele entregou uma cópia impressa do Plano Estratégico da autarquia ao secretário de estado de ciência, tecnologia e inovação, Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, e para a subsecretária de supervisão e estratégia, Luíza de Amorim Motta Deusdará.

050324

Ao final do evento, os professores do Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais (GAESI) da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Mario Dias e Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo realizaram uma apresentação sobre a Indústria 4.0, na qual destacaram a base tecnológica, 4ª evolução industrial, ferramentas necessárias e projetos já realizados na área.

Clique aqui e acesse o Plano Estratégico 2021-2023 – Construindo o Inmetro 4.0.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac