logo-abrac-210x50

Abrac participa do ENQUALAB 2023 da Remesp

Na última terça-feira (12.09), representantes da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) participaram de uma mesa redonda durante o ENQUALAB 2023 realizado pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp). A mesa redonda abordou as dificuldades encontradas pelas certificadoras de produtos na oferta de ensaios por laboratórios.

Os debatedores que representaram a Abrac durante o painel incluíram Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG; Marcos Zevzikovas, vice-presidente de Produtos; Israel Teixeira, vice-presidente de Laboratórios; e Ernani da Silva Pinho, representante de laboratório associado à Abrac. O evento ainda contou com a presença do superintendente da entidade, Masao Ito.

Iniciando o painel, Zevzikovas contou um pouco da história do sistema de avaliação da conformidade no Brasil, com mais de 30 anos de existência. “Falando sobre a infraestrutura da qualidade no Brasil, frisei sobre a já existente infraestrutura, porém sendo trabalhada pelos mais diversos órgãos de uma forma mais moderna”, relatou o vice-presidente de Produtos.

Já Ernani falou sobre os altos custos para se capacitar um laboratório, “desde comprar equipamentos que na maioria são importados, nacionalizar eles com o custo da importação, taxas e impostos, passar pelo processo de acreditação e auditoria, e então, aguardar a emissão do novo escopo”, explicou o representante de laboratório associado.

Enquanto isso, o vice-presidente de ESG da Abrac, Alexandre Xavier, enfatizou a relação intrínseca e obrigatória entre organismos de certificação de produtos e laboratórios. “São partes do mesmo pilar no sistema integrado de infraestrutura da qualidade, são complementares e se fortalecem em benefício da sociedade”, afirmou Xavier. 

Por fim, Teixeira fez uma análise do cenário para os laboratórios brasileiros. “Destaquei que os laboratórios brasileiros fazem parte de um Sistema de Avaliação da Conformidade extremamente robusto cujo acreditador que é a CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, é reconhecido mundialmente, como um acreditador de qualidade e rigoroso, o que nos credencia a competir no mercado mundial de avaliação da conformidade”, disse o vice-presidente de Laboratórios da Abrac.

Homenagem Remesp

Ainda durante o evento, o presidente-executivo da Remesp, Celso Scaranello, recebeu uma homenagem pelos 25 anos de Remesp. “Resolveram me deixar emocionado e fizeram uma singela homenagem que eu guardo com muito carinho, porque isso vem das pessoas, dos amigos, daqueles que convivem com a gente no dia a dia dentro desse grande tema chamado avaliação da conformidade, em especial a metrologia”, agradeceu Scaranello.

Questionado sobre o sentimento de completar 25 anos na Remesp, o presidente-executivo garantiu que é uma “grande alegria”. “Eu sou movido pelo estudo, pela qualidade, pela organização de eventos, palestras, porque isso faz com que eu possa estudar mais, possa conhecer mais pessoas. É o grande sentido da minha existência”, revelou ele.

Scaranello também comentou a presença da entidade na mesa redonda. “Como sempre, a Abrac muito parceira da Remesp, dando uma grande contribuição para um painel que tratou de um tema que é muito discutido internamente, que é o painel de certificação de produtos. Foi um dos melhores painéis que nós tivemos aqui. Tivemos ainda a presença do Masao Ito, um ícone na área da metrologia e valorizou ainda mais a ação da Abrac nesse nosso congresso da qualidade”, concluiu o presidente-executivo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac