logo-abrac-210x50

Abrac participa de reunião com a nova diretoria do Inmetro em Xerém (RJ)

Nesta segunda-feira (07.08), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) participou de uma reunião de aproximação e apresentação com a nova diretoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Xerém (RJ). Infraestrutura da qualidade, importância da acreditação e certificação, Política Industrial, apoio da Abrac ao Inmetro, foram alguns dos temas abordados.

“A Abrac destacou a urgência da criação de algum mecanismo de comunicação do Inmetro e da Associação com a sociedade. Dessa maneira, queremos mostrar que a certificação de produto, sistema, processo, e pessoa, tem que ser o diferencial”, comentou o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa.

Segundo ele, durante a reunião também foi abordado que para a proteção do consumidor nacional, as normativas do Inmetro para produtos nacionais também têm que valer para os importados.

Sobre a Política Industrial, o presidente da Abrac ressaltou que é uma oportunidade ímpar, pois colocará o país em outro patamar de qualidade e produto, sistema, pessoa, processo e proteção junto do consumidor. “É necessário colocar um capítulo só para infraestrutura da qualidade, no qual a Abrac já está trabalhando. A Política Industrial do Brasil tem que ser a melhor de todo o planeta e contemplar a IQ”, acrescentou.

Para isso, a Abrac se disponibilizou a ser um braço do Inmetro. “Nós podemos sim oferecer ajuda operacional para que o Inmetro tenha celeridade naquilo que o Instituto quer fazer. O grupo, com os três diretores da Dconf, Dimel e Cgcre, vai trabalhar na definição das prioridades que façam a diferença em um curto tempo de espaço. Com isso vamos retomar a importância da certificação e da acreditação. A Abrac quer ser as mãos que ajudam o Inmetro a fazer”, finalizou o presidente da Abrac.

Na oportunidade, a Abrac foi representada pelo presidente, Synésio Batista da Costa; o superintendente, Masao Ito; o vice-presidente de ESG, Alexandre Xavier; o vice-presidente de Produtos, Marco Roque; a vice-presidente de Sistemas e Pessoas, Rosemary Vianna; os vice presidentes de Laboratórios, Darlan Dallacosta e Israel Teixeira; os vice-presidentes de Inspeções, Andre Hernandes e Antonio Carlos Silva; os vice-presidentes de Relações Institucionais, Claudio Torelli e Leonardo Tozzi Pinheiro; os vice-presidentes de Telecomunicações, Fabio Jacon e Kim Rieffel; o conselheiro, Paulo Bertolini; a assessora da superintendência, Cleriane Lopes Denipoti e o  coordenador técnico, Angel Martinez.

Já o Inmetro, foi representado pelo diretor de Avaliação da Conformidade (Dconf), Oswaldo Alves Ferreira Junior; o diretor de Metrologia Legal (Dimel), Antônio Lourenço Pancieri e o coordenador da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), Marcos Valério Barradas.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac