logo-abrac-210x50

Abrac participa de diálogos técnicos do MDIC

Os diálogos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços trataram sobre Infraestrutura da Qualidade

Nos dias 11, 16, 17 e 18 de abril, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) marcou presença em diálogos técnicos promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No dia 11, a vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Abrac, Rosemary França Vianna, participou da conferência que teve como objetivo a construção da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) – Inovação. O evento destacou a relevância da Infraestrutura da Qualidade (IQ) para políticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D&I) no Sistema Nacional de Inovação.

“Nunca ficou tão evidente a importância da normalização, regulação, testes laboratoriais e certificação. A indústria não pode ser mais imaginada fora desse contexto, porém a inovação poderá simplificar e tornar todo esse ambiente mais eficiente e eficaz, e com maior acessibilidade aos meios disponíveis para as empresas de pequeno e médio porte”, pontuou Rosemary.

No último dia 16, o vice-presidente de ESG da Abrac, Alexandre Xavier, participou do Diálogo Técnico Conmetro/MDIC que tratou sobre “Comunicação e Capacitação”, em Brasília (DF). No encontro, foi enfatizado que a comunicação e capacitação devem andar juntas, pois compartilham as mesmas mensagens fundamentais sobre a Infraestrutura da Qualidade.

“A abordagem sistêmica da IQ foi reconhecida como uma necessidade fundamental pelos participantes, além consenso sobre reforçar a comunicação e qualificação sobre o tema”. Xavier também destacou que os cursos atuais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Abrac foram citados como uma das poucas opções que abordam todo o sistema IQ atualmente.

A assessora da Abrac, Cleriane Lopes Denipoti, participou também em Brasília (DF), nos dias 17 e 18, de diálogos técnicos que abordaram dois eixos principais. No primeiro, o tema foi inserção internacional, onde foram discutidas diretrizes estratégicas para a participação do país em organismos internacionais, utilizando a IQ como ferramenta estratégica para apoio à política comercial. Foi destacado a necessidade de investimento em recursos para uma maior participação em atividades de normalização.

No segundo eixo, relacionado à otimização, ampliação e modernização de serviços de IQ, foram identificadas oportunidades em áreas como Metrologia, Normalização, Acreditação, Avaliação da Conformidade e Vigilância de Mercado. “Ficou evidenciada a necessidade de reconhecimento sobre a Infraestrutura da Qualidade disponível no Brasil”, acrescentou Cleriane. “A participação da Abrac em todos esses eventos, reforça seu compromisso e também referência técnica no pilar de Avaliação da conformidade, item pertencente a base disponível e consistente que a IQ Brasileira possui”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.