Abrac marca presença na posse de Geraldo Alckmin no MDIC em Brasília

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), acompanhou, nesta quarta-feira (04.01), a cerimônia de posse do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A pasta, que havia sido integrada ao Ministério da Economia no governo anterior foi recriada no atual governo do presidente Lula, que também esteve presente na ocasião.

Alckmin enfatizou que a indústria possui papéis importantes no desenvolvimento de novas tecnologias e geração de empregos e arrecadação, e defendeu a reindustrialização do país como essencial para o desenvolvimento sustentável, destacando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como fator indispensável para alcançar esse objetivo.

O MDIC criará uma secretaria de economia verde que atuará juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva. “A sociobiodiversidade será a energia do nosso desenvolvimento”, declarou o vice-presidente e ministro.

Representada pelo seu presidente Synésio Batista da Costa, pelo superintendente Masao Ito e pela vice-presidente de Relações Institucionais Alessandra Costa, a Abrac considerou positivo o primeiro pronunciamento do novo ministro, que teve uma posse bastante concorrida.

“São boas as expectativas para os setores que compete à pasta. Observamos uma avaliação bem realista sobre o cenário atual e os caminhos a serem tomados pelo MDIC. O desenvolvimento sustentável só se torna possível com a avaliação da conformidade, trazendo boas expectativas para o nosso setor também”, pontuou Synésio Batista da Costa.

Compete ao MDIC a criação de políticas públicas aos setores da indústria, comércio exterior e serviços, que resultem em negociações internacionais justas e também ofereçam apoio às micro e pequenas empresas brasileiras.

Além do potencial protagonismo que o Brasil possui nos mercados de descarbonização e agroambiental, Alckmin destacou que o país também é exportador de aeronaves, máquinas e serviços de tecnologia da informação, atividades que serão incentivadas com a integração entre o Estado e o setor privado – defendendo o diálogo com empresários.

Leia o discurso da posse de Alckimin na íntegra acessando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac