Abrac integra Grupo de Trabalho do Inmetro para elaboração da Proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

Superintendente da entidade, Masao Ito, representará a Associação

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (20.09), o nome dos integrantes do Grupo de Trabalho para assessorar o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, na elaboração da Proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade (GTPNIQ). A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) será representada pelo superintendente da entidade, Masao Ito.

“É uma honra representar a Abrac e estar ao lado de outras entidades para desenvolver a Proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade, que será levada ao Ministério da Economia”, declarou Ito.

O Grupo de Trabalho para elaboração da proposta e o Comitê de Supervisão para deliberação e aprovação foram instituídos pela Portaria nº334 da autarquia, publicada em agosto deste ano. “A Infraestrutura da Qualidade é um tema de extrema importância e a Abrac estará presente nos trabalhos para auxiliar o Inmetro a desenvolver a melhor proposta no âmbito da avaliação da conformidade”, declarou o presidente da Associação, Synésio Batista da Costa.

Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

O Inmetro tem como missão viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da sociedade.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto, a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade deverá estabelecer princípios, objetivos e diretrizes que voltem essa estrutura às necessidades da nova economia, como garantias de livre mercado e de estímulo à inovação. Para a elaboração da proposta, serão consideradas as melhores práticas internacionais bem como a infraestrutura existente no Brasil e seu impacto na economia.

Para o gerente de projetos do Inmetro e responsável pela coordenação dos trabalhos do GTPNIQ, Marcos Aurélio Lima, o grupo tem como objetivo elaborar uma Proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade que deve ser submetida para aprovação do Ministério da Economia.

Segundo Oliveira, no transcorrer da elaboração do projeto o referido Grupo de Trabalho deverá realizar as seguintes atividades: organizar as informações sobre as melhores práticas internacionais de Políticas Nacionais de Infraestrutura da Qualidade; identificar a Infraestrutura da Qualidade existente no Brasil e seu impacto na economia; propor objetivos, princípios e diretrizes para a Infraestrutura da Qualidade; submeter para apreciação das principais partes interessadas (stakeholder) e para aprovação do Comitê de Supervisão uma proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

“A Abrac representa um dos pilares da Infraestrutura da Qualidade em nosso País, realizando por meio de seus associados os serviços de avaliação da conformidade de produtos e serviços dos diversos setores econômicos e também de normas publicadas pelas entidades regulamentadoras brasileiras”, comentou o gerente de projetos do Inmetro.

Além disso, Lima acrescenta que a nomeação do superintendente da Abrac, Masao Ito, agregará muito valor para a proposta, pois além de ter sido presidente do Inmetro, também possui vasta experiência no setor, tendo executados vários projetos no campo da qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac