Abrac fala sobre a Infraestrutura da Qualidade no Dubai Expo 2021

Evento teve como foco a apresentação de iniciativas de inovação ao redor do mundo

Nos dias 29 e 30 deste mês, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) participou do Dubai Expo 2021, evento universal que reúne empresários, empreendedores e outras lideranças em torno da apresentação de soluções, ideias e novas tecnologias. O evento, que deveria ter ocorrido em 2020, havia sido adiado em virtude da pandemia do Covid-19.

Na comitiva brasileira, estiveram presentes Alexandre Xavier, representado a Abrac, Mario William Asper, presidente da ABNT, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, presidente do Inmetro, almirante Anatalicio Risden, diretor-geral da Itaipu, e o general Eduardo Castanheira Garrido Alves, diretor Superintendente do PTI.

No dia 29 foi realizada uma apresentação do primeiro Laboratório de Infraestrutura da Qualidade do Brasil, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná – uma parceria da Abrac com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Inmetro e o Polo Tecnológico de Itaipu (PTI), cujo objetivo é criar um espaço para facilitar conexão com empresas do ramo de Cidades Inteligentes. A apresentação despertou interesse dos presentes diante da possibilidade de integrar a Infraestrutura da Qualidade (IQ) em projetos de desenvolvimento de produtos.

De acordo com Xavier, a participação da Abrac foi fundamental, pois o Brasil está em um momento de grande transformação do ponto de vista de regulação e certificação – incluindo o lançamento do Novo Modelo Regulatório do Inmetro –, além da construção de uma Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

“Sendo a Abrac a representante de um desses três pilares – o pilar da Avaliação da Conformidade, que une a metodologia e as normas técnicas, representadas respectivamente pelo Inmetro e pela ABNT –, a presença da entidade é essencial para marcar uma posição mais específica sobre o papel da Avaliação da Conformidade nesse contexto e, principalmente, os benefícios que o país, a sociedade e os setores produtivos podem obter a partir dessa construção conjunta, que é essencial para que o país se adeque aos tempos atuais”, explica.

Já na noite do dia 29, a Abrac promoveu um jantar para convidados da comitiva brasileira em Dubai, no Al Meshwar Restaurant, a fim de celebrar os bons resultados do primeiro dia de evento. Compareceram ao evento mais de 30 convidados, dentre eles, diretorias e representantes da Abrac, ABNT, Inmetro, PTI, Weg, Moura, KTL, Chaevi, entre outros.

Já no dia 30, a Abrac realizou uma exposição sobre o futuro da Infraestrutura da Qualidade no Brasil, em uma parceria com o Inmetro. Também foram apresentadas as ações para o desenvolvimento nacional da infraestrutura da qualidade em mobilidade elétrica, e os resultados desse processo no Brasil, bem como a infraestrutura da qualidade enquanto instrumento para fortalecer o setor produtivo brasileiro.

Foram discutidas, entre outros, a construção da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade e as ações tomadas para desenvolver a IQ na mobilidade elétrica. Além disso, a apresentação também teve por objetivo a prospecção de parcerias nas áreas de sustentabilidade e inovação.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac