Abrac e Inmetro realizam Agenda positiva

Na última quinta-feira (15.12), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) participou da Agenda Positiva com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Brasília (DF).

Os temas abordados de produtos, durante a reunião, foram a proposta do Ecossistema 4.0 da Abrac, o acordo de Cooperação Técnica UL/INMETRO, as condições extraordinárias para realização das atividades de Avaliação da Conformidade devido a Covid-19, a continuidade do tratamento para auditorias híbridas, Merge IAF-ILAC e a base de dados IAF.

Os assuntos tratados de Laboratórios foram o financiamento para modernização de infraestrutura laboratorial, regime especial para admissão de amostras provenientes do exterior e o escopo flexível.

No âmbito de Inspeções, a agenda de apoio ao Acordo de Cooperação Técnica ANTT/Inmetro e o acordo de Cooperação Técnica Abrac/Inmetro foram abordados. Na área de Telecomunicações, foi discutido o Programa com a DICOR/DIDAC de acreditação de OCPs em telecomunicações em conformidade à resolução Anatel 715/2019.

Na ocasião, a Abrac foi representada, presencialmente, pelo presidente da Associação, Synésio Batista da Costa, o superintendente, Masao Ito; os vice-presidentes de Telecomunicações, Fabio Jacon e Leonardo Tozzi Pinheiro; os vice-presidentes de Laboratórios, Darlan Dallacosta e Israel Teixeira; os vice-presidentes de Produtos, Alexandre Xavier e Marcos Zevzikovas;  o vice-presidente de Relações Institucionais, Claudio Torelli; o vice-presidente de Inspeções, Andre Hernandes; o conselheiro Ricardo Assoni; o coordenador técnico, Angel Martinez; a assessora jurídica, Silvanya Condrade; a assessora de Superintendência, Cleriane Lopes Denipoti; e o gestor do GPT (Grupo Permanente de Trabalho) Produtos, Marco Scomparin.

Já o Inmetro foi representado pelo presidente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira; o gerente de Projetos, Marcos Aurélio Lima; a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo; o diretor de Planejamento e Articulação Institucional; Paulo Henrique Lima Brito; diretor de Metrologia Legal, Periceles José Vieira Vianna e o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos, Hércules Antonio da Silva Souza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac