Abrac e Inmetro firmam acordo de cooperação técnica para o segmento de Inspeção Acreditada

Na última terça-feira (20.09), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo do compromisso é identificar ações para aumentar a eficiência e a abrangência da Inspeção Acreditada na área de Projetos e Execução de Obras de Empreendimentos de Infraestrutura no Brasil.

Dessa maneira, a Abrac e o Inmetro vão realizar uma análise crítica que envolve metodologia, análise dos procedimentos específicos, qualificação de profissionais, melhorias nos procedimentos de acreditação dos organismos, entre outros tópicos, com base na Portaria nº 367 de 2017.

“Trabalhar junto é um passo novo, diferente e que não vinha sendo praticado. A Abrac tem uma capilaridade muito grande e o nível de seriedade do sistema todo está garantido. Esse acordo é um passo histórico”, comentou o presidente da Associação, Synésio Batista da Costa.

Segundo o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior com a assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto e a Abrac, a integração do sistema de infraestrutura da qualidade será trabalhado.

“A Abrac representa grande parte dos organismos de avaliação da conformidade que estão espalhados pelo Brasil inteiro, incluindo laboratórios, certificadoras, e os organismos de inspeção. O Inmetro poder trabalhar junto em um programa que é tão importante como a Inspeção Acreditada, potencializa e representa na prática a associação do poder público com o setor privado e o desenvolvimento de soluções que a gente busca”, acrescentou Guerson.

O gerente de projetos do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira destacou ser de suma importância para o sistema brasileiro de avaliação da conformidade e para o de infraestrutura da qualidade do Brasil ter uma relação próxima com quem está na ponta do serviço. “A Abrac tem uma representatividade muito forte nesse segmento. Termos esse acordo só fortalece e dá robustez ao nosso sistema”, completou.

Na oportunidade, representaram a entidade, o presidente, Synésio Batista da Costa; o superintendente, Masao Ito; a vice-presidente de Relações Institucionais, Alessandra Costa; a assessora da superintendência, Cleriane Lopes; o conselheiro, Sérgio Constantino e o coordenador técnico, Angel Martinez. Já o Instituto foi representado pelo presidente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior; o gerente de projetos, Marcos Aurélio Lima de Oliveira e o assessor da presidência, Antonio Luiz Reboredo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac