logo-abrac-210x50

Abrac cria Comitê Técnico de Gás Efeito Estufa

Grupo será coordenado por representantes da ABNT e Intertek

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) criou Comitê Técnico de Gás Efeito Estufa para congregar os interesses de seus associados e fomentar a avaliação da conformidade, colaborando com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e com agências reguladoras na definição de políticas e normas.

O novo Comitê contará com a coordenação da analista de sustentabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Camila Torres, e com a suplência do analista de qualidade da Intertek, empresa provedora de Qualidade Total Assegurada para indústrias, Pedro Leme.

Segundo Camila Torres, a Abrac conta com mais de 70 associados, entre eles, os mais representativos organismos de certificação, inspeção e laboratórios, detentores de grande parte de certificados e laudos emitidos dentro e fora do Brasil.  “Considerando que a atividade de verificação é um mecanismo de avaliação da conformidade, entendemos que é de extrema importância incluir as discussões relacionadas à questão de gases de efeito estufa nas atividades da Associação”.

De acordo com ela, as principais ações realizadas pelo grupo serão de representações ativas na definição de políticas e regulamentos aplicados ao setor. “A necessidade urgente de ações aprimoradas para alcançar as ambiciosas metas do Acordo de Paris exige ainda mais esforços de todas as partes interessadas, e parceiros para fornecer aos países o apoio necessário”.

Entre as expectativas da coordenadora para a Comissão, estão a abordagem mais holística e a colaboração das partes interessadas para criar políticas de transição para uma sociedade de baixo carbono.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac