Abrac celebra o Dia Mundial da Acreditação

O Dia Mundial da Acreditação é celebrado no dia 9 de junho. A acreditação é a avaliação independente dos órgãos de avaliação da conformidade em relação aos padrões reconhecidos para garantir sua imparcialidade e competência. Através da aplicação de normas nacionais e internacionais, governo, compradores e consumidores podem confiar nos resultados de calibração e teste, relatórios de inspeção e certificações fornecidos.

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) acredita que o Dia Mundial da Acreditação é todo dia, e por isso preparou uma divulgação mensal do tema. Do dia 1º a 30 de junho, a entidade divulgará em suas redes sociais publicações do assunto, além de entrevistas com associados e representantes da Associação.

Confira alguns trechos das entrevistas:

“É muito importante que chegue ao conhecimento das pessoas a importância de um produto certificado. A importância de você comprar um produto com a marca de um Organismo Acreditado, porque se é acreditado é porque demonstrou que tem capacidade suficiente para avaliar determinado produto e colocar no mercado aquilo que não causa, ou pelo menos minimiza, qualquer tipo de risco”.

Coordenadora da Comissão Técnica Puericultura e Correlatos (brinquedos e artigos escolares) da Abrac e executiva sênior da BRICS Certificações de Sistemas de Gestão e Produtos, Carina Senatore.

“Qual é o cerne de uma acreditação? Ela estabelece padrões muito claros de qualidade para que laboratórios, certificadores, enfim, sejam acreditados. E a acreditação se baseia em normas mundialmente aceitas. Isso estabelece uma rede mundial de laboratórios e certificadoras que oferecem aos seus clientes ou as partes interessadas, uma rede que tem critérios padronizados. Ou seja, a acreditação é sobretudo um sistema que oferece confiabilidade aos usuários de avaliação da conformidade”.

Vice-presidente de Laboratórios da Abrac, Israel Teixeira.

“No Dia Mundial da Acreditação, como comentado, é o momento onde a gente tem a oportunidade de trazer isso para a sociedade. Fazer com que a sociedade reconheça essa atividade, porque todos nós, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, acabamos sendo impactados pela avaliação da conformidade, pela acreditação, e tudo que nos rodeia”.

Vice-presidente de Laboratórios da Abrac, Darlan Dallacosta.

“Para mim, ter o dia 9 como o Dia da Acreditação é importante porque marca que nós estamos presentes no dia de hoje, nós vamos estar presentes no futuro, dando a tranquilidade para o consumidor final adquirir produtos com qualidade. Isso para mim é o mais importante”.

Diretor da Acert Certificadora, Eduardo Dias da Costa.

“O processo de avaliação da conformidade devidamente acreditado traz em si essa credibilidade, porque é baseado não somente em critérios técnicos, mas leva muito em consideração, além da competência técnica dos profissionais, que o organismo precisa, e ter e comprovar todo um arcabouço de sistema de gestão”.

Vice-presidente de Inspeções da Abrac, Andre Hernandes.

“Entendo que a acreditação dentro de todo esse cenário de avaliação da conformidade é um ponto importantíssimo, por quê? Porque dentro é o que traz, uma palavra-chave, que é a credibilidade. A acreditação entendo que traz a credibilidade, no nosso caso, como organismo certificador, que nos traz essa credibilidade perante o mercado, consumidores, e todo o pessoal envolvido”.

Gestor da Qualidade da Abrace, Alexandre Inada.

“Entendo que o Dia Mundial da Acreditação é um dia que a gente tem para pensar naquilo que é o nosso ganha pão, que é o que a gente faz”.

Diretor executivo da Abrace, Marcos Nagaoka.

Acreditação é uma forma que existe de se verificar a capacidade e idoneidade de uma empresa para atuar no campo da certificação, no campo da inspeção e emitir certificados confiáveis.

Vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac, Claudio Torelli.

“Nesse Dia Mundial de Acreditação parabéns para todo mundo, mas em especial para o pessoal super competente da acreditação do Inmetro”.

Assessor da superintendência, Walter Laudisio.

“No Dia Mundial da Acreditação eu vim falar para vocês da importância de termos um produto certificado. Ter um selo do Inmetro, ou ter um selo de conformidade de um Organismo de Certificação, seja uma certificação obrigatória ou voluntária, mostra uma garantia de que o aparelho está de acordo com as normas de segurança. Trabalhar com um produto que já foi testado e foi aprovado, traz tranquilidade e confiança para aquele usuário que este produto passou por diversos ensaios.”.

Gerente de processos na NCC Certificações, Mariana Chaves.

“Há mais de 20 anos tenho participado de processos de acreditação de laboratórios de calibração, laboratórios de ensaio, provedores de ensaios de proficiência e produtores de material de referência. Todo esse tempo me fez perceber a importância da acreditação, por quê? Porque nos traz uma mudança significativa nos processos, agrega valor e benefícios”.

Gerente da Qualidade do Grupo Trescal Brasil, Alexandre Medeiros.

As entrevistas na íntegra ficarão disponíveis nas redes sociais da Abrac. Siga:

https://www.facebook.com/abracacoficial

https://www.linkedin.com/company/abrac/?viewAsMember=true

https://www.instagram.com/abrac_oficial/

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac