Abrac Associados: Organismo de Certificação Halal se associa à Abrac

Associada à Abrac há um ano, a FAMBRAS HALAL é uma empresa que atua como um Organismo de Certificação.

A palavra halal significa permitido, licito, autorizado, aquilo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah), a lei que norteia os hábitos e a cultura de todo muçulmano. Algumas matérias-primas e insumos não são autorizados aos muçulmanos – como álcool e derivados do porco.

Um produto que possui certificado halal é a garantia de ter sido produzido, em todas as suas etapas, dentro das regras da religião islâmica. O certificado halal é um dos documentos de exportação mais importante quando o destino são países islâmicos.

O Organismo é pioneiro na implantação do Sistema Halal no Brasil, seguindo as principais normas internacionais (ISO 17065, GCC Standarization Organization (Golfo) GSO 2055-2, GSO 2055-1 e GSO 993, Jakim Malaysia (Malásia) MS 1900, MS 1500, MS 2300, MS 2424, LPPOM MUI (Indonésia): HAS 23000, HAS 23103, HAS 23201).

De acordo com a coordenadora de qualidade, Elaine Franco de Carvalho, a empresa trabalha diretamente com organismos acreditadores da Arábia Saudita, como o Centro de Acreditação do Golfo (GAC). “A avaliação da conformidade permite padronizar as operações da FAMBRAS HALAL e, consequentemente, unificar a metodologia de trabalho junto aos seus clientes, de modo a garantir que os valores da empresa sejam sempre atendidos”.

Segundo Elaine Carvalho, a missão da empresa é auditar, inspecionar e supervisionar os produtos brasileiros para os consumidores muçulmanos globais; cuidar do perfeito cumprimento dos princípios e regras específicas para a produção da Halal; e promover a integração da cadeia de produção, buscando aumentar o mercado brasileiro de exportação para os povos islâmicos. “Por meio do nosso reconhecimento global, buscamos contribuir para o crescimento e o fortalecimento das indústrias brasileiras no mercado Halal, além de procurar melhorias contínuas para atender às necessidades de nossos clientes e governos islâmicos com excelência”.

O mercado Halal atende quase dois bilhões de pessoas, mas vem atraindo a atenção de quem busca a segurança dos alimentos também. É um mercado de extrema importância para o Brasil, que há muitos anos segue como líder mundial na exportação de proteína Halal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac